Saúde

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Investimento em saúde é mais que o dobro exigido por lei

Audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 28 de abril

Publicado em: 28/04/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Investimento em saúde é mais que o dobro exigido por lei

Foram investidos 35,10% do total de receitas arrecadadas pelo Município na saúde; sendo que a legislação prevê o mínimo de 15%. (Foto: Patrícia Araújo)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz, para apresentação do relatório resumido da execução orçamentária do 3° quadrimestre de 2021, referente ao orçamento, serviços e ações realizadas nos meses de setembro a dezembro, pela Secretaria de Saúde (Semus). Foram investidos 35,10% do total de receitas arrecadadas pelo Município na saúde; sendo que a legislação prevê o mínimo de 15%. 

O percentual do investimento diz respeito a todas as ações realizadas pela pasta, sejam da Atenção Básica ou da alta e média complexidade, explica Doralina Marques, secretária adjunta de Saúde. 

“Apresentamos as informações de maneira detalhada de todas as ações e serviços de Saúde, oriundas dos Relatórios Gerenciais do Sistema Nacional de Informações sobre Orçamento Público em Saúde-SIOPS. Os dados incluem Atenção Básica, Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Suporte Profilático e Terapêutico, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Administração Geral e despesas com Covid-19”. 

Audiência abordou ainda serviços do Programa de Controle da Tuberculose, Imunização, Unidade Móvel Oncológica, Estratégia de Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente, Unidade de Zoonoses, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Upa São José, Hospitais Municipais Adulto e Infantil, dentre outros. 

No espaço destinado às dúvidas dos vereadores, Renê Sousa (PTB) questionou sobre o número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em Imperatriz e as ações desenvolvidas no setor. Em resposta, Doralina Marques pontou que: “Temos 935 casos de AIDS em Imperatriz, assistidos pelo nosso Programa Municipal de IST/ HIV/ AIDS, referência em toda a região. Nos meses de setembro a dezembro de 2021 foram 722 atendimentos médicos, 889 de assistência social, 3.426 atendimentos de farmácia, dentre outros. E, além disso, temos equipe do programa Consultório na Rua que atua com população em situação de rua com consultas, exames e encaminhamentos, fazendo inclusive testes rápidos”. 

Equipe multiprofissional do Consultório na Rua é composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, médico e agente social. Profissionais realizaram 97 ações nos meses de setembro a dezembro de 2021, entre acompanhamento de pacientes, atendimentos em comunidades terapêuticas, visita a postos de gasolina, rodas de conversas e atendimento em abrigos. 

Já o vereador Zesiel Ribeiro (PSDB) perguntou sobre os dados atuais de Covid-19 em Imperatriz e Doralina Marques também informou. "Desde o início da pandemia foram um total de 23.923 casos positivos na cidade, com 22.895 recuperados. Temos apenas 3 casos ativos nos últimos 15 dias e apenas um nesta semana”. Dados demonstram o avanço da vacinação em Imperatriz  com  mais de 85% da população vacinada (com segunda dose e dose única). 

Vereador Wanderson Manchinha (PSB) perguntou sobre a situação dos atendimentos em Saúde Bucal. E a vereadora Claudia Batista (PTB) aproveitou a oportunidade e parabenizou os avanços conquistados nesta área. “Recentemente me reuni com os odontólogos e também com o secretário Alcemir e percebi como ele tem melhorado essa área e ele me apresentou as melhorias que serão feitas, como o CEO do Parque Anhanguera, que será inaugurado em breve”. 

No início do mês de abril, foi entregue reestruturada a sala odontológica da Unidade Básica de Saúde Osmarina Noleto Chaves, no Conjunto Vitória. “Nosso secretário de Saúde, Alcemir Costa, tem dado atenção especial à Saúde Bucal com planejamento para reestruturação de todas as salas odontológicas que integram a rede e, nos próximos dias, será entregue à comunidade o Centro de Especialidades Odontológicas, no Parque Anhanguera, que passou por reforma e ampliação”. 

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde encerrou a apresentação do relatório reforçando a importância da audiência e do diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo e que o calendário de prestação de contas do ano já foi organizado junto à Câmara de Vereadores. A próxima audiência já será realizada em maio

Saúde