Saúde

PREVENÇÃO

Iniciada programação da campanha Outubro Rosa em Imperatriz

No mês de conscientização mundial da prevenção do câncer de mama, Unidade Móvel Oncológica percorre vários bairros com atendimentos preventivos

Publicado em: 01/10/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Iniciada programação da campanha Outubro Rosa em Imperatriz

A movimentação da blitz de hoje visa chamar atenção para o início de uma série de atividades que vão ocorrer durante o mês. (Foto: Paula de Társsia)

Início das atividades da campanha Outubro Rosa em Imperatriz foi marcado por blitz na Avenida Dorival Pinheiro, na manhã desta sexta-feira, 01. Ação tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No decorrer do mês , equipes de saúde do município irão realizar atividades para compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença.

Na próxima segunda-feira, 04, às 9h,  ocorrerá a abertura oficial da programação no auditório da Facimp.  “Todo dia é dia de cuidarmos da nossa saúde, mas neste período, especificamente, estamos fortalecendo as nossas atividades e assim levamos o maior número de informações possíveis à população, além de ações efetivas de atendimentos. É necessário alertar, prevenir e desmistificar que o diagnóstico é uma sentença de morte. Essa campanha é de todos nós”, pontuou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

A coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, explica que a movimentação da blitz de hoje visa chamar atenção para o início de uma série de atividades que vão ocorrer durante o mês. “O câncer é uma doença muito séria que ainda acomete muitas mulheres, por isso precisamos intensificar as ações para incentivar a busca pelo diagnóstico precoce.  Faremos isso de forma mais incisiva em outubro, inclusive nós da Unidade Móvel percorreremos vários bairros com atendimentos preventivos” – ressaltou.

Ela informa que do dia 04 ao dia 31 o “Ônibus Rosa” percorrerá vários bairros com realização de exames - de prevenção colo do útero, preventivo de próstata e agendamento de mamografia. Programação do município conta ainda, com palestras, café da manhã, pedal solidário e mutirão de beleza. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontam que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por essa doença entre as mulheres no país. A estatística mostra ainda que  em 2021, estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Medo e desinformação, ainda, contribuem com o atraso do diagnóstico precoce do câncer, o qual descoberto em fase inicial proporciona maior chance de tratamento.

Confira programação completa:

01  - Blitz Rosa - Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa

04 - Abertura oficial - Na Facimp

05 - Blitz em frente a Atenção Básica

20 - Blitz na Dorgival

29 - Café da Manhã das Princesas

30 - Pedal solidário

Atendimentos Ônibus Rosa

04 - Praça de Fátima

05 - UBS Osmarina Noleto - Conjunto VItória

06  - Casa do Idoso

06 - Equatorial

07 - Motoca

08 - Baile das Princesas - AABB

13 - Casa do Índio

14 - UBS da Vila Conceição

18 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

19 - UBS do Santa Rita

20 - Blitz e Mutirão de Beleza - Fiqueninho

21 - UBS da Cafeteira

26 - Feirão dos Móveis

27 - Hospital Municipal de Imperatriz

28 – Coquelândia

 

 

Saúde