Saúde

CAPACITAÇÃO

Iniciada especialização em instrumentação cirúrgica oferecida pela Prefeitura

Curso beneficia 50 servidores de forma gratuita

Publicado em: 04/08/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Iniciada especialização em instrumentação cirúrgica oferecida pela Prefeitura

Aula inaugural foi realizada na Universidade Federal do Maranhão, Campus Centro. (Foto: Maira Soares)

A especialização de nível técnico começou na manhã desta quarta-feira, 04, com aula inaugural na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro. Com duração de oito meses e carga horária de 480 h, na modalidade presencial, o curso beneficia 50 profissionais da área de enfermagem que atuam no Município. 

O primeiro encontro contou a participação da secretária de Saúde, Mariana Jales; do coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Semus (NEPS), Manoel Alves; do diretor do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz - Socorrinho, Alberto Clésio e representantes da Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz  (EQTEI), instituição responsável pela emissão do diploma. 

“Esta especialização é um avanço para vocês e para a cidade. Aqui temos dificuldade de encontrar pessoas capacitadas nesta área. Esta iniciativa vai dar oportunidade de crescimento e ampliação na área de atuação de vocês e nós ganharemos porque teremos mais gente capacitada para atuar no centro cirúrgico. Aproveitem essa oportunidade!", ressaltou Mariana ao dar boas-vindas aos alunos. Segundo a secretária, o curso é organizado pelo NEPS e foi pensado para aprimorar dentro das instituições de saúde, em especial no centro cirúrgico, o serviço dos técnicos, qualificando-os de forma criteriosa para exercer a função de instrumentador, de modo que facilite sua participação ativa no trabalho em equipe. 

Para Alberto Clésio, este é um momento ímpar, que traz enormes ganhos para os servidores. “O gargalo de uma boa atuação independente da área, é a atualização profissional. Todos os dias surgem novidades, é necessário se modernizar. Habilitar um técnico para dar suporte em cirurgias é dar condições dele se atualizar. Mas não é só isso, é melhorar você enquanto profissional. É mais uma ação que vai proporcionar mudanças na área da saúde”, concluiu.   

A ementa do curso contempla todas as discussões teórico-práticas da instrumentação cirúrgica, tais como: Instrumentação cirúrgica e atividades de enfermagem - realizadas antes, durante e depois do ato anestésico-cirúrgico; procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos; reconhecimento da estrutura e funcionamento do bloco cirúrgico; técnicas de instrumentação cirúrgica, ordem e método da arrumação dos instrumentos; como conhecer os instrumentais pelos nomes próprios, segundo a cirurgia a efetuar-se; assepsia rigorosa e como aprontar material de diérese, hemostasia e síntese.

Saúde