Saúde

IMUNIZAÇÃO

Imperatriz vacina pessoas com comorbidades

Estimativa é que mais de 50 mil indivíduos façam parte deste grupo prioritário na cidade

Publicado em: 06/05/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Imperatriz vacina pessoas com comorbidades

Pré-cadastro foi aberto na tarde de ontem, 05, e aplicação das doses inicia nesta sexta-feira, 07. (Foto: Maria Almeida)

A vacinação das  pessoas com comorbidades ( 3ª fase da campanha) acontece por etapas e neste primeiro momento serão vacinadas grávidas e puérperas - com doenças pré-existentes, pessoas com síndrome de down e aquelas com deficiência permanente de 59 anos, cadastradas no Beneficio de Prestação Continuada, BPC. 

Para ter acesso ao imunizante, público alvo deve fazer pré-cadastro no link http://www.imperatriz.ma.gov/vacina, preparar documentação que comprove sua comorbidade e procurar um dos pontos de vacinação na data em que se encaixa sua condição.

“É necessário que as pessoas leiam os informes atentamente, par evitar tumulto na hora da vacinação. Nossa logística está sendo preparada da melhor forma possível, mas precisamos contar com a colaboração da comunidade. Verifique a condição que você se encaixa e prepare a documentação. A medida em que a campanha for avançando com a chegada de novas doses, vamos divulgando os calendários com especificações nas redes oficiais da Prefeitura” - orientou a secretária de Saúde do Município, Mariana Jales. 

Ela ressalta ainda que sua equipe desenvolveu um formulário padrão (de uso médico) para quem ainda não tem laudo que comprove sua comorbidade. Este formulário está à disposição nas Unidades Básicas de Saúde e no site da Prefeitura na parte de comunicados
http://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/saude/formulario-para-vacinacao-do-grupo-das-comorbidades/


 

Confira as orientações sobre documentação de comprovação 

 

PESSOAS COM COMORBIDADES: 

Para indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS, poderá ser utilizado o cadastro já existente da sua unidade de referência, como comprovante que este faz acompanhamento da referida condição de saúde, a exemplo dos programas de acompanhamento de diabéticos.

Aqueles que não tiverem cadastrado na Atenção Básica deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos seguimentos contemplados no grupo de comorbidades, atendendo às definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), podendo ser utilizado: 

Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS do usuário, assinado e carimbado, em versão original.

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE:

* Laudo médico que indique a deficiência; 

* Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; 

* Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; 

* Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência;

* Cartão ou ficha de cadastro que comprove ser beneficiário do BPC. 

 

GRÁVIDAS e PUÉRPERAS:

A gestante e a puérpera - com comorbidades - deve comprovar a condição de risco conforme recomendações de comprovação do grupo de comorbidades.

Saúde