Saúde

PANDEMIA

Imperatriz inaugura primeiro Hospital de Campanha Covid-19 do Maranhão

Leitos foram organizados de acordo com os critérios de segurança do Ministério da Saúde

Publicado em: 24/04/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Imperatriz inaugura primeiro Hospital de Campanha Covid-19 do Maranhão

Hospital esta localizado na Rua Ceará, esquina com São João, bairro Nova Imperatriz. (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, entregou à população, nesta sexta-feira, 24, o primeiro Hospital Municipal de Campanha Covid- 19, do Maranhão. Construída em menos de um mês, a unidade conta com 49 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva, UTI, e esta localizada na Rua Ceará, esquina com São João, bairro Nova Imperatriz.

Os leitos foram organizados de acordo com os critérios de segurança do Ministério da Saúde, respeitando distância mínima de 1 metro. Hospital conta com equipes médicas intensivistas e de enfermaria, com farmacêuticos, equipe técnica de enfermagem, além de outros profissionais, devidamente capacitados de acordo com o quadro de pandemia mundial. A equipe é composta por profissionais remanejados de outros setores da saúde e secretarias, além dos concursados aprovados no último concurso da Prefeitura.

Na solenidade de abertura, restrita por conta das ações de contingenciamento do coronavírus, o prefeito Assis Ramos falou sobre a representação desta unidade hospitalar na cidade. “Temos a satisfação de entregar para a população de Imperatriz o primeiro hospital de campanha do Maranhão. Em menos de trinta dias conseguimos entregar com muito esforço. Divulgamos esse momento para que as pessoas se sintam mais seguras, sabendo que estamos cuidando da nossa população não só agora, mas desde o início do combate ao coronavírus”.

O gestor mostrou preocupação com os dados crescentes do vírus na cidade e afirmou que o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção, com base na ciência e na legislação. A secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, pontuou que “todos os profissionais deste hospital estão paramentados, o que é uma preocupação do prefeito Assis junto com a secretaria, de estarmos priorizando estes profissionais que fazem parte da linha de frente ao combate do novo coronavírus”.

A gestora de saúde enfatizou que, “todo o quadro de profissionais passa por treinamentos contínuos, desde o combate a incêndio, biossegurança, manejo de pacientes entre outros, com objetivo de promover segurança para pacientes e profissionais”.

O hospital conta ainda com uma usina própria de gases medicinais, gerador de energia e climatização geral.

O Hospital Municipal de Campanha contra o coronavírus receberá pacientes regulados respeitando o fluxo de atendimento:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) -  pacientes com sintomas leves;

Unidade de Pronto Atendimento (UPA São José) – pacientes com sintomas graves avaliados por médico. Caso haja necessidade de internação em leito de enfermaria ou UTI,  o paciente é regulado e poderá ser encaminhado ao hospital de campanha.

Hospital Municipal de Campanha Covid-19 – apenas pacientes regulados, diagnosticados com o novo coronavírus.

Saúde