Saúde

COVID - 19

Imperatriz tem menor número de novos casos, internações e óbitos desde o começo da pandemia

Novo balanço registrando queda de 90% nos novos casas nos últimos 15 dias

Publicado em: 18/04/2022 por Elton Sales

Secretaria de Saúde

Imperatriz tem menor número de novos casos, internações e óbitos desde o começo da pandemia

Com relação à testagem de covid-19, os atendimentos estão ocorrendo no Centro de Atendimento Covid-19, na Avenida São Sebastião, ao lado da UBS Vila Nova (Foto: Divulgação)

O número de contágios pelo novo coronavírus em Imperatriz chegou a 23.921, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (18) pela Prefeitura. Apenas 18 novos casos confirmados foram registrados nos últimos 15 dias, o que representa uma redução de 90.6%, em relação à última quinzena (192). 

Secretário de Governo, Eduardo Soares, e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Gisely Vieira, analisaram todos os números dos casos notificados pela cidade nos últimos quartos meses. Segundo Eduardo, “a nossa reabertura e flexibilizações com cautela e segurança foram certas. Graças à alta cobertura vacinal, e os números confirmam que já vivemos uma situação melhor; mas continuaremos vigilantes, principalmente com os idosos.”

Balanço

Um recorte elaborado com os casos confirmados a cada 15 dias, neste o início do ano, apresenta uma redução. Em janeiro, na primeira metade do mês, foram 399 casos e na segunda, foram mais outros 1.150. Fevereiro foi o mês mais curto do ano e  ainda houve descentralização dos pontos de testagem rápida na cidade, foi registrado 748 casos na primeira quinzena, e 154 na segunda. No mês de março, a situação teve um novo levante, indo para 162 casos e 192 na primeira e segunda quinzena, respectivamente. Agora em abril, com dados confirmados até o dia 17, os novos casos caíram 90%, registrando apenas 18. 

Quinzena Casos confirmados
1–15 de janeiro 399
16–31 de janeiro 1.150
1–15 de fevereiro 748
16–28 de fevereiro 154
1–15 de março 162
16–31 de março 192
1–15 de abril 18

Atendimentos por Covid e síndromes gripais 

Números de internados está praticamente zerado, exceto na rede estadual que hoje conta com 2 pacientes, um em leito de enfermaria e outro na UTI. As redes municipais e particulares estão 100% disponíveis. Já os atendimentos por síndromes gripais estão baixos e decrescentes. “Com a vacina, os casos ficaram menos graves, e as pessoas que adoeceram não sentiram necessidade de ir para a UPA, porque não tinha urgência”, observa a diretora de Unidade de Pronto Atendimento São José, Jordanna Nunes.

Para Gisely, “esse cenário de hoje é ligado diretamente ao processo de vacinação. Quanto antes alcançar a imunização de toda a nossa população, chegaremos a zerar pela primeira vez esses números. Relembro também imunossuprimidos maiores de 18 anos e idosos mais 60 anos a tomarem a dose de reforço, esses grupos foram os mais atingidos e as doses extras são fatores primordiais para esse público”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde.

Pontos de vacinação

A imunização contra covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde. As UBS de atendimento pediátrico são Beira-Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Camaçari, Centro Novo e Coquelândia (manhã).

Já as UBS's de atendimento adulto contemplam: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira, Vila lobão, Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Coquelândia e Centro Novo (à tarde).

Com relação à testagem de covid-19, os atendimentos estão ocorrendo no Centro de Atendimento Covid-19, na Avenida São Sebastião, ao lado da UBS Vila Nova.

Quarta dose

Desde o dia 28 de março, a vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para idosos a partir de 80 anos já está disponível na cidade, sendo necessário intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço.

A aplicação é uma recomendação do Ministério da Saúde que aponta, segundo os estudos, uma diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação do imunizante.

Vacinação nas Escolas

Está em andamento uma campanha de vacinação nas escolas da rede municipal. O objetivo é vacinar cerca de 30 mil alunos, com idade acima de cinco anos e a população geral.

A primeira escola a receber o projeto foi a Eliza Nunes. A ação já contemplou também as unidades de ensino Darcy Ribeiro e a Machado de Assis, na Vila Nova.

Colaboração Paula de Társia

Saúde