Saúde

TRANSPARÊNCIA

Imperatriz registra mais de 70 mil procedimentos eletivos autorizados em abril

Exames de ultrassonografia, tomografia e ressonância estão entre os mais frequentes, além de consultas médicas em atenção especializada

Publicado em: 04/05/2023 por Michaell Sousa

Secretaria de Saúde

Imperatriz registra mais de 70 mil procedimentos eletivos autorizados em abril

Os exames de ultrassonografia foram o destaque, com um total de 1496 realizados, seguidos de 5302 consultas médicas em atenção especializada, abrangendo todas as especialidades da saúde. (Foto: Arquivo)

A Auditoria Municipal/SUS, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), divulgou o balanço dos procedimentos eletivos liberados no mês de abril em Imperatriz. Foram mais de 70 mil procedimentos realizados, entre consultas médicas em atenção especializada, exames de ultrassonografia, tomografia e ressonância.

Os exames de ultrassonografia foram o destaque, com um total de 1496 realizados, seguidos de 5302 consultas médicas em atenção especializada, abrangendo todas as especialidades da saúde. Além disso, foram realizados 439 exames de tomografia e 188 de ressonância, contribuindo para a oferta de uma saúde mais eficiente e de qualidade para a população.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, destacou a importância do trabalho da equipe em organizar o funcionamento, atribuições e competências, de modo a viabilizar a oferta de procedimentos ambulatoriais eletivos, envolvendo, consultas, exames e cirurgias. “Nossas equipes têm trabalhado para avaliar da maneira mais rápida as solicitações de procedimentos. Nossa auditoria regulariza os procedimentos com controle para que a população tem acesso aos serviços de forma mais eficaz, priorizando sempre a saúde da nossa população”.

Compete a Auditoria do Município o controle de execução das ações e serviços desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); a avaliação da estrutura para aferir os critérios de eficiência e eficácia; a auditoria da regularidade dos procedimentos ofertados; e a regulação das ações assistenciais às demandas da saúde.

A superintendente da Auditoria Municipal, Anízia Barreto, afirma que a população de Imperatriz conta com mais um importante serviço para garantir o acesso à saúde de qualidade. “Nós realizamos as liberações via SISREG para todo o município e munícipes pactuados com imperatriz marcarem os procedimentos/consultas e afins. Nesse sentindo, buscando entregar efetividade aos munícipes que necessitam dos serviços em saúde, o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação, atua, sobretudo, para garantir o acesso à assistência à saúde dos munícipes, organizando o funcionamento, atribuições e competências, de modo a viabilizar a oferta de procedimentos ambulatoriais eletivos, envolvendo, consultas, exames e cirurgias”, conclui.

Saúde