Saúde

COVID-19

Imperatriz recebe Dia D de vacinação infantil

Evento é parceria entre Prefeitura de Imperatriz, Governo do Estado e Sesi

Publicado em: 09/02/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Imperatriz recebe Dia D de vacinação infantil

O Dia D é uma forma de incentivar a adesão ao imunizante e assim melhorar a nossa cobertura vacinal. (Foto: Patrícia Araújo)

Para incentivar a imunização infantil contra a Covid-19, em Imperatriz, foi realizado o Dia D de vacinação nesta quarta-feira, 9. Na programação foram realizadas atividades lúdicas, além de cores, alegria e contação de histórias infantis animaram os pequenos corajosos que enfrentaram as agulhas e colocam mais uma gotinha de esperança no combate à pandemia.

Evento é fruto de parceria entre Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Governo do Estado do Maranhão e Sesi. Cerca de 18 mil crianças, de 5 a 11 anos, estão aptas para receber o imunizante na cidade, a medida é realizada com a presença dos pais e/ou responsáveis.

“A cada dose damos um passo importante no combate à Covid-19 em nossa cidade. Muito temos avançado na imunização adulta, mas aqui ainda temos uma baixa procura pela vacina infantil e esse Dia D é uma forma de incentivar a adesão ao imunizante e assim melhorarmos a nossa cobertura vacinal, esperamos que mais pais e/ou responsáveis levem seus filhos”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

A vacina infantil contra Covid-19 é diferente da dose aplicada na população acima de 12 anos, a qual é composta de 30 microgramas. Já a dose pediátrica contém 10 microgramas do imunizante. Mesmo assim, muitas dúvidas surgem e os profissionais têm se desdobrado para saná-las.

O farmacêutico Tiago Batalha fala que inicialmente teve um pouco de resistência em levar sua filha de sete anos para vacinar, mas percebeu depois que era “ignorância da minha parte, por isso a trouxe hoje aqui. Quero minha filha protegida e com saúde! Eu, como profissional de saúde, vacinado também, percebo a importância desse ato para a vida”, afirmou.

Para estar completamente vacinada, a criança precisa receber duas doses do imunizante com intervalo de oito semanas entre elas, como recomenda o Ministério da Saúde.

Pontos de vacinação fixos:

UBS de atendimento pediátrico: Beira Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Centro Novo (manhã), Coquelândia (manhã), Camaçari (segunda a sexta 18h às 20h e sábado das 08h às 11h).

UBS de atendimento adulto: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira e Vila Lobão (até 20h), Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Lagoa Verde e Coquelândia (à tarde).

Contribuição: Paula de Társsia

Saúde