Saúde

DESTAQUE

Imperatriz é a única cidade da Região Sul com trabalho aprovado em Congresso Nacional de Saúde

Pesquisa será apresentada em julho na cidade de Goiânia-GO

Publicado em: 08/05/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Imperatriz é a única cidade da Região Sul com trabalho aprovado em Congresso Nacional de Saúde

O Conasems é o maior evento de saúde pública da América do Sul e nessa edição destaca diversas ações exitosas no SUS. (Foto: Assessoria)

Com trabalho sobre a “Vacinação contra a Covid-19 nas escolas da rede municipal de Imperatriz como estratégia da cobertura vacinal no público infantil”, a cidade de Imperatriz é a única da Região Sul do Maranhão com trabalho aprovado para ser apresentado no XXXVIII Congresso Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems). Apresentação será no dia 18 de julho na cidade de Goiânia - GO.

A Secretaria de Saúde de Imperatriz será representada pela coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco, na Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS. Ao todo, 16 trabalhos foram selecionados.

“Esse trabalho de vacinação é contínuo dentro da nossa rotina de trabalho, essa vacinação infantil contra covid é realizada todas as sexta-feira nas escolas, em parceria com secretaria de educação para tentarmos alcançar o maior número de crianças. É muito importante podermos apresentar esses resultados para profissionais de todo o Brasil”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco.

Durante o evento serão realizadas mostras de experiências exitosas no SUS, oficinas, mesa central de debate sobre a integridade do SUS, mesas satélites que vão tratar de complexo industrial, mundo educação, mundo econômico, mundo jurídico, mundo legislativo, mundo saúde digital, entre outros temas.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, destaca a relevância de levar para todo o Brasil as experiências que estão fazendo a diferença na cidade de Imperatriz. “Temos multiprofissionais que tem contribuído para que a saúde pública faça a diferença na vida das pessoas, ainda que o SUS seja um desafio, temos trabalho para ter experiências exitosas. O trabalho de imunização nas escolas tem sido primordial para alcançar o maior número de crianças. Descentralizar esse atendimento é essencial”, disse.

Sobre o Congresso

O Conasems é o maior evento de saúde pública da América do Sul. O trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde tem como tema “O SUS que falta no Brasil”, propõe um aprofundamento nas possibilidades estratégicas para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Evento acontece entre os dias 16 e 19 de julho no Centro de Convenções de Goiânia.

Saúde