Saúde

DADOS

Imperatriz alcança quase 80% de indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde em 2022

As metas envolvem ações da Vigilância em Saúde, e dos 14 indicadores estipulados pelo órgão federal para o ano, o município já atingiu 11

Publicado em: 23/08/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Imperatriz alcança quase 80% de indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde em 2022

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (23), no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, à imprensa e servidores da Saúde. (Foto: Paula de Társsia)

A Prefeitura de Imperatriz apresentou nesta terça-feira (23), o balanço dos indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS. Dos 14 indicadores estipulados pelo Ministério da Saúde para o ano de 2022, o Município já atingiu 11. O PQA-VS busca a melhoria das ações e serviços de Vigilância bem como aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

Entre os dados apresentados pela Vigilância Municipal em Saúde, Imperatriz alcançou a meta nos números de testes de sífilis por gestante, na proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno e na cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue.

Também fazem parte da lista a alimentação dos registros de nascimentos e óbitos, enviados à base federal em até 60 dias; monitoramento de água utilizada para consumo humano, notificação compulsória imediata de doenças, notificações de violência interpessoal e autoprovocada; casos novos de hanseníase diagnosticados e novos casos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial.

 Secretário de Saúde, Alcemir Costa, parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou ações da saúde realizadas ao longo do ano (Foto: Paula de Társsia) 

“São metas do ano e já chegamos em agosto com mais de 78% dos indicadores totais alcançados. Isso é resultado de uma gestão comprometida em avançar na saúde pública. Destes indicadores, destaco o teste de sífilis, que não era batido há 12 anos e este ano, na metade do ano, conseguimos bater esse indicador. Parabéns a toda equipe, ao prefeito Assis que nos dá suporte para trabalhar”, ressaltou o secretário Alcemir Costa.

Com o desempenho dos municípios no PQA-VS, é feito o repasse de incentivo financeiro, que pode ser utilizado para custeio. A coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira, destaca que o programa estabelece as metas, e que elas são alimentadas diretamente em sistema nacional.

“Todos os dias as nossas equipes trabalham constantemente, e com prazos, para que a gente consiga enviar todas as informações necessárias que correspondem aos indicadores. É um trabalho conjunto da Vigilância, a qual envolve diversos setores. Estamos orgulhosos com o resultado e vamos trabalhar ainda mais para fechar o ano com todos os indicadores”, explicou.

 

 Equipe de Vigilância em Saúde com o secretário de Saúde Alcemir Costa.  (Foto: Paula de Társsia)

Os indicadores envolvem trabalho das equipes da Vigilância Ambiental, Agentes de Endemias, do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/Aids), da Imunização, da Atenção Primária em Saúde, entre outras. 

Saúde