Saúde

ESTUDO

Humaniza SUS é retomado em Imperatriz

Por etapas, formação será levada a todas as unidades de saúde do Município

Publicado em: 26/05/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Humaniza SUS é retomado em Imperatriz

(Foto: Maira Soares)

Capacitações foram retomadas na tarde desta quarta-feira, 26, iniciando com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde Vila Nova e Maria Aragão. Treinamento passará por toda rede de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e rede de Urgência e Emergência. Objetivo é humanizar o atendimento. 

Por etapas, o curso será levado a todas as unidades de saúde do Município. Essa capacitação iniciou em 2019, mas com a pandemia teve que ser suspensa temporariamente. “Com outra logística e organização, vamos levar a todos os setores de forma segmentada. Com isso, teremos um atendimento cada vez melhor tanto nos Postos de Saúde quanto nos hospitais” – afirmou a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Ela ressalta que “vamos treinar os servidores para que eles entendam a necessidade de tratar as pessoas de forma humanizada, com respeito. Eles precisam compreender a verdadeira essência do Sistema Único de Saúde, SUS, que é oferecer os serviços, mas acima de tudo, cuidar, dar o acolhimento devido, fazendo com que os usuários saiam satisfeitos das unidades” – ressaltou.

As capacitações levam palestras voltadas para a integração entre gestão e usuário, com abordagem de temas como: Acolhimento com Dinâmica, Horizontalidade do Cuidado e Gestão em Saúde, Relações Interpessoais, Conhecendo o Ambiente de Trabalho, Apresentação da Rede de Saúde, Processamento de Situações Problemas, Humanização nos Processos de Trabalho e Atendimento ao Usuário, Discrição e Sigilo no Atendimento com o Usuário do SUS, os servidores receberam informações de palestrantes renomados, sobre como gerenciar um atendimento humanizado e coletivo.

Saúde