Saúde

COMPROMISSO

Hospital Municipal de Imperatriz recebe melhorias na infraestrutura

Maior unidade hospitalar da região tem ambientes reformados e readequados, priorizando mais qualidade nos serviços de saúde

Publicado em: 05/01/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Hospital Municipal de Imperatriz recebe melhorias na infraestrutura

Unidade atende população de 43 municípios, ofertando diversos serviços de saúde. (Foto: Paula de Társsia)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem desenvolvido diversas ações de melhorias na infraestrutura do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Dentre as intervenções em andamento, a equipe de engenharia promove reformas da recepção, da sala de reanimação e cirúrgica, dos banheiros, corredores e enfermarias, piso cerâmico, readequação e reforma da sala de gesso e de triagem, instalação de tomadas, luminária de emergência e adaptação de ambientes.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que é enorme o fluxo de atendimento da unidade hospitalar, que oferta serviços a 43 municípios maranhenses, além de cidades do Tocantins e Pará. Com todo esse fluxo, dispõe de cirurgias de ortopedia, neurologia, geral, oftalmologia, vascular, otorrino, urologia e outras. “O HMI trabalha com superlotação, com desafios, claro, mas prestando saúde a uma população de mais um milhão de habitantes, para média e alta complexidade. Dentre os atendimentos, temos uma média de 600 procedimentos cirúrgicos por mês”. 

Reforma da recepção do Socorrão. Foto: Edmara Silva. 

A sala de observação também passou por ações de melhorias. O ambiente recebeu 27 novas poltronas para atendimento à população. Além da estrutura física, também, houve reorganização do fluxo, potencializando o atendimento.

Também foi inaugurada uma sala de treinamento, visando aprimorar a qualificação profissional dos servidores. “Um dos focos dos nossos treinamentos é o atendimento humanizado, e a gestão prioriza essa forma de trabalho, por entender que a população merece o melhor e tem o direito de receber atendimento digno. Esse trabalho é desenvolvido buscando ofertar um serviço público de saúde com qualidade, resolutivo, humanizado, equitativo, universal e integral”, acrescentou Alcemir Costa.

Foi inaugurada uma sala de treinamento, para qualificação profissional dos servidores. Foto: Edmara Silva. 

Vitor Pachelle, diretor do HMI, informa que as melhorias na infraestrutura incluem diversos ambientes da unidade e refletem positivamente nos serviços ofertados. “As mudanças e reformas estruturais da unidade irão trazer benefícios, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes e acompanhantes, bem como deve ser melhorado a qualidade da assistência prestada à população de Imperatriz, como também, trazer maior comodidade e conforto para a população”.

Outras ações de melhorias da infraestrutura já foram realizadas, além da reforma do refeitório, que está em andamento, sala do repouso dos profissionais de enfermagem, do elevador, dos corredores, sala de observação e rampas de acesso. A lista também inclui reforma do setor de urologia, da capela, entre outros ambientes. 

Repouso dos profissionais de enfermagem também foi reformado. Foto: Arquivo do hospital. 

No Setor de Urologia, foram realizadas as seguintes intervenções: substituição do piso cerâmico, reforma das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, climatização, pintura geral e reforma dos banheiros. Ações seguem os critérios do Ministério da Saúde e atende tanto os pacientes internados, que entram pela urgência e emergência, quanto os de pós-operatório, referentes às cirurgias encaminhadas pelo Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes. 

A cozinha do hospital também passou com reforma completa, com ambiente moderno, novos sistemas de exaustores, novas bancadas, novas pias, novos azulejos e reparos das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de troca de mobílias. Por mês, a cozinha hospitalar do Socorrão serve, em média, 55 mil refeições a pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade. Isso inclui café, almoço, lanche, janta e ceia, esta última para pacientes específicos, a exemplo de diabéticos. Cada cardápio é de acordo com a necessidade nutricional dos pacientes e dos não pacientes. 

A cozinha do hospital também passou com reforma completa, com ambiente moderno. Foto: Edmara Silva. 

A coordenadora do Setor de Nutrição do HMI, Renata Moraes, fala sobre os benefícios das ações que foram realizadas no ambiente. “Além de proporcionar um ambiente adequado, de acordo com as condições higiênico-sanitárias e de trabalho para a equipe que hoje atua mais motivada, a reforma da cozinha, bem como a aquisição de novos equipamentos e utensílios, facilitou na execução da rotina diária, garantindo qualidade e diversidade das preparações ofertadas aos pacientes, acompanhantes e servidores. Sendo de grande importância podermos associar uma alimentação adequada juntamente a situação terapêutica, para a recuperação ou manutenção da saúde do indivíduo”. 

Vale destacar que a gestão se compromete não só com a estrutura do prédio, mas com a qualificação profissional dos servidores, além de proporcionar um ambiente melhor e serviços pautados na humanização aos usuários.

Saúde