Saúde

ATENDIMENTOS

A Gente Faz Ortopedia começa neste sábado (4) na UBS da Nova Imperatriz

Serão 300 atendimentos em cada edição, durante junho e julho em seis Unidades Básicas de saúde diferentes

Publicado em: 03/06/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

A Gente Faz Ortopedia começa neste sábado (4) na UBS da Nova Imperatriz

Iniciativa envolve, também, as coordenações da Atenção Básica, Ortopedia, Centro de Especialidades Médicas Três Poderes e Auditoria. (Foto: Luana Barros)

O projeto A Gente Faz Ortopedia começa neste sábado (4), pela Unidade Básica de Saúde da Nova Imperatriz, com a meta de 300 atendimentos em cada sábado. Além de moradores cobertos por essa unidade, ação também beneficia munícipes atendidos pelas UBS's Santa Rita, Três Poderes, Planalto, Santa Inês, Centro Novo, Coquelândia, Vila Conceição e Povoado 1.700.

A ação começa a partir das 8h, com triagem, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, consultas médicas e, se necessário, encaminhamentos para exames. “O nosso objetivo é descentralizar os serviços, desafogar essa demanda do Centro de Especialidades Médicas e, também, aproximar o atendimento de saúde da população. Para este atendimento extra, nós estamos disponibilizando seis ortopedistas”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.  

Pacientes atendidos no sábado já foram cadastrados pelas equipes de Estratégia em Saúde da Família das Unidades Básicas envolvidas nessa edição. “Os nossos colaboradores fizeram levantamento, via sistema e pessoalmente, de quem já estava com encaminhamento para especialidade, além de orientações sobre o dia da consulta e horário”, informou a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Quem for encaminhado para exames, fará na própria Unidade Básica de Saúde, em caso de eletrocardiograma, e os raio-x serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José.  O Projeto A Gente Faz Ortopedia surgiu após levantamento de demandas reprimidas nesta especialidade. Ao todo, serão 1.800 atendimentos, divididos em regiões diferentes da cidade durante seis sábados.

Cronograma de atendimentos

11 de junho - UBS Milton Lopes

18 de junho- UBS Cafeteira

25 de junho - UBS Vila Lobão

02 de julho - UBS Maria Aragão (Vilinha)

09 de julho - UBS São José

Saúde