Saúde

AÇÃO

A Gente Faz Ortopedia beneficia oito comunidades de Imperatriz no primeiro dia de ação

O projeto da Prefeitura de Imperatriz segue em mais cinco unidades básicas com 300 atendimentos em cada etapa

Publicado em: 04/06/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

A Gente Faz Ortopedia beneficia oito comunidades de Imperatriz no primeiro dia de ação

Ao todo, serão 1.800 atendimentos, divididos em regiões diferentes da cidade. (Foto: Patrícia Araújo)

Serviços de saúde mais próximos da população. Este é um dos objetivos do projeto A Gente Faz Ortopedia, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, que iniciou neste sábado (4). A primeira Unidade Básica de Saúde contemplada foi a da Nova Imperatriz, com a realização de triagem, consultas médicas, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e encaminhamentos para exames, fisioterapia, entre outros serviços.

Além de moradores atendidos pela UBS Nova Imperatriz, a ação também beneficiou pacientes abrangidos pelas unidades do Santa Rita, Três Poderes, Planalto, Santa Inês, Centro Novo, Vila Conceição e Povoado 1.700.

"Hoje, já tivemos mais de 300 atendimentos médicos, de enfermagem, encaminhamentos, assim levando saúde de qualidade a nossa população, pois esse é o nosso maior objetivo, é fazer com que as nossas comunidades de fato tenham acesso aos nossos serviços. O projeto segue em mais cinco unidades e já estamos analisando a próxima especialidade a ser ofertada, após encerramento desta. Uma determinação do prefeito Assis Ramos em ampliar os nossos serviços", explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Os pacientes atendidos foram cadastrados previamente pelas equipes de Estratégia em Saúde da Família das unidades básicas envolvidas nessa edição. A costureira Isabel de Sousa, moradora do bairro Juçara, foi uma das beneficiadas deste sábado.

"Devido a minha profissão, eu sinto muitas dores nas costas e pernas, então essa foi muito excelente oportunidade para eu consultar. O atendimento foi bom, médico atencioso, me passou receita, encaminhamentos para exames e fisioterapia.  Os exames já estou agendando", destacou.

A Gente Faz Ortopedia surgiu após levantamento de demandas reprimidas nesta especialidade. Ao todo, serão 1.800 atendimentos, divididos em regiões diferentes da cidade durante seis sábados.  

"Os nossos atendimentos regulares continuam na rede municipal de saúde. O que estamos fazendo é ampliar os números de atendimentos, visto que temos uma demanda muito alta de ortopedia na urgência/emergência e/ou atendimento ambulatorial" ressaltou o coordenador da Ortopedia do Município, Daniel Fiim.

Cronograma de atendimentos

11 de junho - UBS Milton Lopes 
18 de junho- UBS Cafeteira
25 de junho - UBS Vila Lobão
02 de julho - UBS Maria Aragão (Vilinha) 
 09 de julho - UBS São José

Saúde