Saúde

EVENTO

Fórum pela Luta Antimanicomial será realizado em Imperatriz

Evento ocorrerá no auditório da OAB, dia 18 de maio, a partir de 13h

Publicado em: 13/05/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Fórum pela Luta Antimanicomial será realizado em Imperatriz

No início do mês foi realizada a Ciranda pela Vida com a presença de pacientes, familiares e profissionais da Saúde Mental. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove Fórum pela Luta Antimanicomial. Evento será realizado dia 18 de maio, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Imperatriz, a partir das 13h. 

O coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental, Alberto Clézio, explica que já são dez anos sem manicômios e que isso marca as mudanças e melhorias no tratamento, bem como o acompanhamento desses pacientes. “Desde a reforma psiquiátrica, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. E visando garantir a Lei 10216/2001, temos buscado levantar discussões para garantir os direitos das pessoas em sofrimento mental, seu bem-estar e dignidade e dos seus familiares. Para tanto, precisamos do engajamento de diferentes setores da sociedade, por isso a realização deste evento”. 

O fórum é um momento de diálogo entre sociedade, profissionais da área, instituições acadêmicas e jurídicas, além de pacientes e familiares, para avançar na Saúde Mental de Imperatriz, é o que explica o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

“Durante o fórum nós iremos apresentar todos os dispositivos que compõem a nossa Rede, os serviços oferecidos e os avanços dos últimos anos. Atendemos aos mais diversos transtornos no Ambulatório de Saúde Mental, nos CAPS (Renascer, Infanto-juvenil e de Álcool e Drogas) e Residências Terapêuticas. Também é um momento de se levantar propostas de novas ações a serem implantadas em Imperatriz”. 

A Luta Antimanicomial faz lembrar do direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade, e que o cidadão, sem abrir mão do seu lugar, deve receber cuidado e tratamento. 

Programação:

13h - Credenciamento
13h30min - Abertura com apresentação cultural
13h45min - Composição da mesa das autoridades 
14h30min - Apresentação dos dispositivos de Saúde Mental - Avanços e Desafios
15h - Palestra #manicomiosnuncamais: somos livres
15h30min - Grupos de discussão e elaboração de propostas
17h30min - Conclusão

Saúde