PREVENÇÃO
Equipes da Atenção Básica e profissionais da limpeza pública participam de simpósio sobre câncer de pele
Evento foi promovido no auditório da Facimp
Publicado em: 06/12/2023 por Luana Barros
Com participação dos agentes comunitários de saúde, profissionais da Atenção Primária e da Limpeza Pública, foi realizado nesta quarta-feira (06), o 1° Simpósio de Prevenção e Capacitação em Câncer de Pele. Evento foi no auditório da Facimp, com palestra dos dermatologistas Caroline Barroso e Paulo Erivan e o médico nuclear, Wawrwyk Mendonça.
“Diante do aumento em 30% da incidência do câncer de pele no estado do Maranhão, tivemos a ideia de promover ações do Dezembro Laranja e capacitar nossos profissionais acerca da temática e sobre a prevenção da doença, estabelecendo formas de fazer um diagnóstico precoce”, explicou Thamisia Fialho, superintendente da Auditoria do município de Imperatriz.
Seminário é resultado de parceria entre Baruck laboratório clínico, Wnuclear, Pharmapele, Laboratório Modelo, Dr. Paulo Erivan e a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde e Superintendência de Limpeza Pública.
“Nós, como Atenção Primária, somos a entrada dos serviços de saúde e estamos envolvendo enfermeiros, médicos e os agentes comunitários de saúde, na capacitação para identificação das doenças de pele, principalmente o câncer. Aqui abordamos a prevenção, o diagnóstico e tratamento”, informou Railton Lima, coordenador da Atenção Primária em Saúde.
O dermatologista Paulo Erivan dá mais detalhes sobre o evento. “Este simpósio é destinado às equipes do Programa Saúde da Família - PSF, para que realizem o reconhecimento do câncer de pele da forma mais rápida possível e segura para o paciente. Além disso, quero reforçar que a Prefeitura de Imperatriz mantém no CEMI - Três Poderes uma equipe composta de quatro dermatologistas para um bom atendimento e assistência à população”.
Campanha reforça cuidados contra o câncer de pele. Dados demonstram a necessidade de se abordar esta campanha em ações, visto que de janeiro a outubro de 2023, foram 94 casos diagnosticados pela nossa Unidade Móvel Oncológica, mantida pela Prefeitura de Imperatriz. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.