Saúde

CAPACITAÇÃO

Empreendedores das praias do Cacau e do Meio recebem orientações

Reunião abordou assuntos como manuseio correto dos alimentos, organização da barraca e utilização de equipamentos de proteção

Publicado em: 29/06/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Empreendedores das praias do Cacau e do Meio recebem orientações

Conjunto de medidas tem objetivo de garantir melhor atendimento e segurança alimentar. (Foto: Luana Barros)

Na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu reunião com os empreendedores das praias do Meio e do Cacau. Encontro realizado pela coordenação da Vigilância Sanitária abordou questões acerca do período de veraneio de Imperatriz, com orientações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos.

Realizado no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), evento teve apresentação de informações das nutricionistas Stefanne Jorge e Wilamar Dantas, além da equipe da Vigilância Ambiental, que falou sobre como será feito acompanhamento com os empreendedores durante este período.

Marcia Figueiredo, coordenadora da Vigilância Sanitária, explica que este trabalho é realizado todos os anos. “Faz parte do nosso cronograma de atividades, reunirmos com os empreendedores e falarmos sobre a importância da higiene e manipulação de alimentos. Por exemplo, a separação de alimento cru dos cozidos, armazenamento de peixe separado de outros condimentos, a não reutilização excessiva do óleo para frituras, organização da barraca”, explicou.

Além disso, os empreendedores receberam orientações sobre a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, como toucas e luvas. Um conjunto de medidas que visam garantir melhor atendimento, bem como a segurança alimentar, aos frequentadores das áreas de lazer ao longo da extensão do Rio Tocantins em Imperatriz.

Para o secretário de Saúde, Alcemir Costa, este é um momento para organizar da melhor forma as praias da cidade. “A Prefeitura promove diversas ações de cunho educativo para dar suporte e apoio aos empreendedores das praias do Cacau e do Meio. Nossas equipes da Vigilância Sanitária e também a Ambiental, irão atuar juntamente com Defesa Civil, Seplu e Meio Ambiente durante todo o período de veraneio, proporcionando o que há de melhor nessa estação para os imperatrizenses”.

Vanio Souza, presidente da Associação dos Empreendedores da Praia do Cacau, falou da importância do evento. “Esse tipo de palestra é excelente, assim teremos produtos e um serviço de qualidade para oferecer e receberemos bem a população que gosta tanto das nossas praias. Isso é bom para gente e para economia”.

Durante o período de veraneio equipe da Vigilância Sanitária também irá realizar ações de fiscalização com objetivo de inspecionar e garantir o cumprimento das normas sanitárias e evitar problemas referentes à intoxicação alimentar.

Saúde