CONHECIMENTO
Em live, especialistas falam sobre conscientização do autismo
Palestra ocorre na quinta-feira, 15, na plataforma Google Meet às 16h
Publicado em: 14/04/2021 por Islene Lima
Abril azul é o mês de conscientização do autismo. Por isso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Rede de Saúde Mental e Caps infanto -juvenil em parceria com profissionais de referência da região tocantina, convida a população para uma live sobre “Atraso do neurodesenvolvimento: Como reconhecer e estimular habilidades em tempos de pandemia".
Objetivo é a promoção, prevenção e orientação aos professores, famílias, profissionais da área da saúde e assistência sobre os desafios que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares enfrentam no dia a dia, principalmente agora em meio a uma pandemia.
A coordenadora da Saúde Mental, Kátia Carvalho, explica que as ações referentes ao mês estão a todo vapor e que tem desenvolvido meios para que essa data tão importante seja debatida, esclarecida e fomentada na sociedade.
“Iremos debater sobre os sinais de alerta, identificar o atraso do neurodesenvolvimento e tudo que for importante para que não seja instalado um problema ou um atraso maior na criança. Vamos discutir as áreas em que o pais devem ficar atentos, como desenvolvimento da interação social e da linguagem, a intenção da linguagem, o processamento sensorial, principalmente em crianças de até cinco anos”, destaca a psicóloga Nádia Borges do Caps IJ.
De acordo com especialistas, o autismo é dividido em três níveis sendo o leve, moderado e grave. A patologia pode ser identificada já nos primeiros meses de contato do bebê, entretanto outros transtornos podem fazer parte dentro do espectro do autismo.
A live ocorre na quinta-feira, 15, na plataforma Google Meet, às 16h com palestras da Dra. Joselma Gomes, analista de comportamento e com a Dra. Nádia Borges que é psicóloga, entre outros profissionais da Rede de Saúde Mental.
Link da videochamada: https://meet.google.com/ime-vehm-qmh