INCLUSÃO
Dia Mundial do Braille é comemorado nesta segunda-feira, 04
Município disponibiliza mais de 100 livros na biblioteca para pessoas com deficiência visual
Publicado em: 04/01/2021 por Islene Lima
Nesta segunda-feira, 04, é comemorado o Dia Mundial do Braille, sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas ou com pouca visão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 528.624 pessoas são incapazes de enxergar e 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal.
Diante disso, a Prefeitura por meio do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Siadi, departamento da Secretaria de Educação, atua na área de formação em Braille, oferecendo curso que atende a professores da rede e comunidade.
A instrutora de técnica de leitura e escrita Braille, Ana Cláudia de Sousa, explica que além do curso, o município disponibiliza uma biblioteca com mais de 100 livros para professores, alunos com cegueira, baixa visão e população que tem interesse em aprender o sistema.
A instrutora destaca ainda que os livros disponibilizados na biblioteca são dos mais variados segmentos, contendo literatura infantil, literatura infanto-juvenil, Código Civil, Bíblia, entre outros.
“O município de Imperatriz se tornou um polo, e o Siadi graças a Deus está com os equipamentos necessários como impressora em Braille, computador maquina perkins Braille, que garantem atendimento para alunos de escolas públicas, privadas e professores”, destaca Ana.
Vale destacar que atualmente 25 escolas estão amparadas com Atendimento Educacional Especializado, onde os alunos tem a sala de recursos com atendimento a mais no contraturno e mais específico. Lembrando que, todas as escolas da rede municipal já realizam o atendimento na sala de aula, onde o estudante recebe o apoio do professor e do ledor transcritor de Braille.
“Por meio do Siadi, disponibilizamos o profissional de apoio à inclusão, com ledor, transcritor de Braille. Temos acervo com áudiobooks, livros com fonte aumentada, Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), onde os professores disponibilizam o Atendimento Educacional Especializado que tem a função de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade para quebrar as barreiras, visando a plena participação dos alunos de acordo com cada necessidade específica”, afirma a coordenadora do Siadi, Leila Lopes Cunha.
Para visitar, ter atendimento, basta a escola encaminhar o pedido ou a próprio responsável ir na Siadi que fica localizada na Rua Dom Cesario S/n Maranhão Novo.