Saúde

DATA

Dia Mundial da Saúde tem como tema "Mundo mais justo e saudável em 2021"

A data foi instituída em 07 de abril de 1948

Publicado em: 07/04/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Dia Mundial da Saúde tem como tema "Mundo mais justo e saudável em 2021"

Data reforça a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida (Foto: Edmara Silva)

Nesta quarta-feira, 07, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, criado pela 1948. A data é lembrada como forma de prevenção e conscientização sobre a importância de melhoria na qualidade de vida, não só a pacientes, mas aos profissionais que são os protagonistas na luta contra o coronavírus.

Com tema "Mundo justo e saudável", a celebração deste ano mostra como é importante a população estar amparada com recursos que vão desde auxilio psicológico até uma cirurgia de grande porte, com direito aos serviços de saúde de qualidade.

Diante disso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, enfatiza e reforça o comprometimento da gestão com a população, garantindo que todos tenham acesso à saúde de forma digna.

A enfermeira Maria Clara Viana, lotada na Unidade Básica de Saúde/UBS Maria Aragão, explica que nesse dia o principal objetivo é alertar sobre os cuidados básicos como realização de exames pelo menos a cada 6 meses, hábitos saudáveis, alimentação adequada, exercícios, entre outros. 

“Quando falamos de saúde devemos levar em consideração diversos segmentos que ajudam não só no bem-estar físico, mas também mental. Estamos no meio de uma pandemia, as pessoas sofrem por medo, com a perda de familiares, pensando no futuro e isso acaba atraindo outras doenças, por isso é recomendável buscar sempre auxílio dos profissionais. Cada pessoa, cada corpo reage de uma forma diferente e nós profissionais da saúde do município seguimos nessa luta, oferecendo sempre o melhor à população”, destaca.

Não só hoje, mas durante todo o ano, a Prefeitura realiza ações de promoção da saúde aos imperatrizenses. Nas Academia da Saúde, no projeto “Você em ação por melhor qualidade de vida", nas edições do A Gente faz Cidadania, entre outras iniciativas que por conta da pandemia foram pausadas.

Agradecimento e solidariedade

Nunca o Dia Mundial da Saúde teve tanta simbologia. A humanidade foi pega de surpresa por um vírus letal, onde pais, filhos, amigos, colegas e profissionais da saúde tiveram suas vidas interrompidas por conta desse cenário devastador. O município deixa aqui toda solidariedade aos que infelizmente passaram pela dor da perda, aos que se recuperam da Covid-19, aos que ainda estão lutando pela vida, e principalmente aos destemidos, valentes e comprometidos, profissionais da saúde que seguem na luta por dias melhores.

Saúde