DATA
Dia Mundial da Imunização reforça importância de vacinas
Manter a vacinação em dia evita doenças, infecções e até mortes
Publicado em: 09/06/2021 por Islene Lima
Diante do cenário atual de pandemia, destacar o Dia Mundial da Imunização que é comemorado nesta quarta-feira, 09, é mais uma oportunidade de falar sobre a importância da imunização desde a infância até a fase adulta.
O Programa Nacional de Imunizações, PNI, informa que anualmente são mais de 300 milhões de doses distribuídas à população de acordo com as demandas e cenário de cada município e cidade, que contribui diretamente para a redução de casos como sarampo, rubéola, coqueluche entre outras.
A responsável técnica de imunização do município, Maria do Perpétuo Socorro Ribeiro, explica que ao longo dos anos, a implementação massiva das vacinas foi a principal responsável pelo controle de epidemias, com erradicação por exemplo da varíola e poliomielite.
“Em Imperatriz são 37 salas de vacinação que atendem todos os dias a população de segunda a sexta- feira. Por isso é importante os pais levarem seus filhos para imunização e ter sempre a carteira de vacina atualizada para que as vacinas possam ter eficácia, evitando doenças”, afirma Maria.
Ela destaca também que o calendário de vacinação está sempre em conformidade com o perfil epidemiológico, aspectos tecnológicos, transferência de tecnologia, segurança, eficácia, qualidade conferida a vacina, logística, estudos de custo, efetividade e disponibilização da vacina ao grupo populacional definido.
Em Imperatriz é ofertado diversos tipos de vacinas, entre elas a BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pólio Inativa, Pólio Oral Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningite C, Meningite acwy, HPV quadrivalente, Dtpa gestante, Dtp difteria tétano, Coqueluche, DT diferiria a tétano, Febre amarela, Tríplice viral rubéola, caxumba, sarampo, Varicela, H1N1 e as de prevenção contra a Covid-19, além da parte das vacinas especiais para pessoas com comorbidades, através dos centros de referência de vacinas especiais.
Os benefícios concretos da vacinação
- Diminuição da morbidade e mortalidade das doenças imunopreveníveis;
- Prevenção contra doenças potencialmente graves;
- Redução dos custos individuais, sociais e econômicos;
- Controle e erradicação de doenças prevenireis por vacinas;
- Melhoria da expectativa e qualidade de vida.