Saúde

MOBILIZAÇÃO

Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo ocorre neste sábado em Imperatriz

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal do público-alvo que nesta primeira fase são os idosos e trabalhadores da saúde

Publicado em: 26/04/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo ocorre neste sábado em Imperatriz

No sábado (29) a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. (Foto: Patrícia Araújo)

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), da Prefeitura de Imperatriz, realizarão neste sábado (30), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe e o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal do público-alvo da campanha na cidade, que nesta primeira fase são os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

O Dia D da Campanha de Vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, no horário de 8h às 17h. Para vacinar, é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e documento com foto. Os profissionais da saúde devem levar a carteira do órgão onde atua.

Em Imperatriz, a procura pelos imunizantes é considerada baixa. Até o momento, foram aplicadas 3.826 doses de influenza e 356 de sarampo, a qual é destinada somente aos profissionais da saúde. A meta é vacinar mais de 28 mil idosos com mais de 60 anos e cerca de 8.500 trabalhadores da saúde.  

“Temos nos mobilizado para alcançar a nossa cobertura vacinal, mas precisamos que o grupo prioritário procure as nossas UBS's para se imunizar. Então, quem não tiver tempo durante a semana, procure uma de nossas Unidades neste sábado”, ressaltou Alcemir Costa, secretário de Saúde.

O secretário relembrou ainda que o “sarampo é uma doença infecciosa, e a única maneira de evitá-la é por meio da vacinação. A influenza também merece a nossa atenção e vacinar é importante, pois quero lembrar que final do ano tivemos um surto de síndrome gripal na cidade, sobrecarregando a nossa rede de saúde”, pontua.

A segunda etapa da vacinação contra gripe e sarampo ocorrerá no período de três de maio a três de junho. Para influenza serão os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; crianças com comorbidades, população privada de liberdade, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, forças de segurança, trabalhadores de transporte, professores e povos indígenas.

Já para sarampo, a segunda etapa contemplará as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Locais de vacinação

A imunização contra covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde. As UBS's de atendimento pediátrico são: Beira Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Camaçari, Centro Novo e Coquelândia (manhã).

Já as UBS de atendimento adulto contemplam: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira, Vila lobão, Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Coquelândia e Centro Novo (à tarde).

No que diz respeito a vacinação da influenza e sarampo, ela ocorre nas 39 Unidades Básicas de Saúde do município.

Saúde