Saúde

CAPACITAÇÃO

Curso de Instrumentação Cirúrgica será oferecido aos profissionais do Socorrão e Socorrinho

Especialização de Nível Técnico será oferecida totalmente gratuita e benficiará 50 servidores

Publicado em: 26/05/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Curso de Instrumentação Cirúrgica será oferecido aos profissionais do Socorrão e Socorrinho

Ementa do curso contempla todas as discussões teórico-práticas da Instrumentação Cirúrgica (Foto: Maria Almeida)

Com duração de 6 meses e carga horária de 360h, na modalidade presencial, o curso beneficiará técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e Hospital Municipal Infantil, HMII. Serão 50 vagas ofertadas totalmente gratuitas com certificação pela Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz - EQTEI. 

Os critérios de seleção e escolha dos profissionais serão especificados em edital que deve ser lançado no máximo em 45 dias. “Pensamos neste curso para aprimorar dentro das instituições de saúde, em especial no centro cirúrgico, o serviço dos nossos técnicos, qualificando-os de forma criteriosa para exercer a função de instrumentador, de modo que facilite sua participação ativa no trabalho em equipe” – explicou a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Ela detalha que a ementa do curso contempla todas as discussões teórico-práticas da Instrumentação Cirúrgica, tais como: Instrumentação cirúrgica e atividades de enfermagem - realizadas antes, durante e depois do ato anestésico-cirúrgico; procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos; reconhecimento da estrutura e funcionamento do bloco cirúrgico; técnicas de instrumentação cirúrgica, ordem e método da arrumação dos instrumentos; como conhecer os instrumentais pelos nomes próprios, segundo a cirurgia a efetuar-se; assepsia rigorosa e como aprontar material de diérese, hemostasia e síntese.
 
A organização do curso e do processo seletivo ficará a cargo do Núcleo de Educação Permanente da Semus, NEPS, e assim que o edital estiver pronto será divulgado. “Já estamos finalizando o texto do edital e em junho devemos publicá-lo. Mas de antemão lembramos que aceitaremos apenas técnicos que comprove vínculo com os hospitais Socorrinho e Socorrão” – informou o Coordenador do NEPS, Manoel Alves.

Ação tem como órgão executor o NEPS/Semus e a parceria do Curso de Enfermagem da Facimp. 

Saúde