Saúde

EVENTO

Conferência Municipal de Saúde debate o Sus na pandemia e no pós-pandemia

Evento será realizado nos dias 09 e 10 de dezembro

Publicado em: 24/11/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Conferência Municipal de Saúde debate o Sus na pandemia e no pós-pandemia

As inscrições para  a conferência estão abertas e os interessados podem se inscrever tanto de forma presencial quanto on-line até o dia 30 de novembro. (Foto: Paula de Társsia)

Com o tema "O Sus na pandemia e pós-pandemia: enfrentando dificuldades, superando desafios", será realizada a XVII Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz, nos dias 09 e 10 de dezembro. 

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência  tem por objetivo  elaborar o Plano Municipal de Saúde de Imperatriz para triênio 2022-2025. Visa, ainda,  fortalecer a participação e o controle  social no SUS com ampla representação da sociedade em todas as etapas, bem como participar da construção de diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município. 

Diante dos desafios que a pandemia impôs para todos os setores da sociedade, principalmente, para saúde, era inevitável não buscar melhorias conjuntas, por meio da conferência, para fortalecimento do SUS no atual contexto,  é o que explica a representante do Conselho, Maria das Graças Carvalho. 

"A pandemia foi a situação mais grave enfrentada pelo sistema de saúde brasileiro, pela gravidade da infecção, pela velocidade da transmissão do vírus, falta de estrutura para atender a quantidade de pessoas afetadas, pela inexistência de vacinas, entre outros. O pós-pandemia será, também, muito difícil, em virtude das consequências dos erros na condução da crise sanitária, nas áreas da saúde, da economia, da educação e da política. Há necessidade de se planejar as ações de saúde no contexto social e político brasileiro. A Conferência de Saúde  será um espaço importante para os gestores, trabalhadores da saúde e a comunidade discutirem as falhas e planejarem as ações para o futuro do SUS", destacou. 

As inscrições para a conferência estão abertas e os interessados podem se inscrever tanto de forma presencial quanto on-line até o dia 30 de novembro. Quem optar pela inscrição on-line, deve acessar o site da conferência no endereço eletrônico http://htpp://doity.com.br/17-conferencia-saude-imperatriz-2021.

Já os interessados em se inscrever presencialmente, deverão se inscrever previamente no site, que será disponibilizado em QR CODE na Secretaria de Saúde, UBS's, hospitais e redes sociais. 

Para o evento, as vagas são disponibilizadas na seguinte divisão: 30 vagas para usuários,  15 trabalhadores e  15 gestores. Durante o evento, serão debatidos quatro eixos temáticos, todos voltados para fortalecimento da saúde local. São eles: Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde na pandemia e pós-pandemia; Saúde do Trabalhador na pandemia e pós-pandemia; Desafios no financiamento do Sus na pandemia e pós-pandemia; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

 

PROGRAMAÇÃO 

Dia  09/12/2021 

15H CREDENCIAMENTO ATÉ 18H 

19H MESA DE ABERTURA; 

19:30H APRESENTAÇÃO CULTURAL; 

20H CONFERÊNCIA MAGNA “O SUS NA PANDEMIA E PÓS - PANDEMIA ENFRENTANDO DIFICULDADES, SUPERANDO DESAFIOS”. 

20:30  - PLENÁRIA 

21:00 - APRESENTAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE; 

21:30 -COFFEE BREAK 

DIA 10/12/2021 

07H CREDENCIAMENTO ATÉ AS 07:30H 

07:30H DINÂMICA 

08H APRESENTAÇÃO DOS EIXOS 

Eixo 1 – FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PANDEMIA E PÓS - PANDEMIA. 

Eixo 2 – SAÚDE DO TRABALHADOR NA PANDEMIA E PÓS- PANDEMIA 

Eixo 3 – DESAFIOS NO FINANCIAMENTO DO SUS NA PANDEMIA E PÓS – PANDEMIA 

Eixo 4 – PNPIC – POLITICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. 

10:00H PLENÁRIA 

10:30 H LANCHE 

11: 00H DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS 

11:30H ALMOÇO 

13:00H INÍCIO DOS TRABALHOS DE GRUPOS POR EIXOS 

15:30H APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS DOS 4 EIXOS 

16:30H COFFEE BREAK 

17:00 H ENCERRAMENTO

Saúde