Saúde

CAMPANHA

Começa segunda etapa da vacinação contra gripe e sarampo em Imperatriz

Nesta fase, foram incluídos 14 grupos prioritários para imunização e as doses são aplicadas em todas as UBS’s da cidade

Publicado em: 02/05/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Começa segunda etapa da vacinação contra gripe e sarampo em Imperatriz

Os imunizantes são aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município até o dia 3 de junho. (Foto: Patrícia Araújo)

A segunda etapa da vacinação contra a gripe e o sarampo começou, nesta segunda-feira (02), em Imperatriz. Nesta fase, foram incluídos 14 grupos prioritários para imunização contra H1N1, já sarampo o público-alvo é crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os imunizantes são aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município até o dia 3 de junho.

Em Imperatriz, a meta é vacinar mais de 28 mil idosos acima de 60 anos. Cerca de 8.500 trabalhadores da saúde, 21.802 crianças, quase 4 mil gestantes e mais de 900 motoristas profissionais que fazem parte do grupo prioritário, entre outros. 

Na primeira fase, no mês de abril, a vacinação foi destinada aos idosos e trabalhadores de saúde. Até o momento, no Município foram aplicadas 6.905 doses conta influenza, totalizando uma cobertura vacinal de 11,06%. Já sarampo foram 3.328 doses. Somente no último fim de semana, durante o Dia D, foram 2.750 doses de  sarampo e 880 de influenza.

"Estamos conscientizando a população para que se vacine, pois é a forma mais eficaz de prevenir a gripe/sarampo e evitar maior risco de desenvolver complicações em decorrências dessas doenças. Para isso, estamos disponibilizando todas as nossas UBS's para vacinação” explicou o Secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Público-alvo

Devem vacinar contra gripe crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoa com comorbidades, caminheiros, pessoa com deficiência permanente, forças de seguranças, funcionários do sistema de privado de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina de sarampo é destinada a crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias

Doença

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza. O Ministério da Saúde alerta que o vírus tem grande potencial de transmissão e se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações.

Saúde