Saúde

IMUNIZAÇÃO

Começa campanha de vacinação contra sarampo e influenza em Imperatriz

Ambas ocorrem de forma simultânea até o dia 3 de junho, com o Dia D de mobilização em 30 de abril

Publicado em: 04/04/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Começa campanha de vacinação contra sarampo e influenza em Imperatriz

Objetivo da campanha é imunizar um grande quantitativo de pessoas em um curto espaço de tempo, interrompendo a cadeia de transmissão. (Foto: Patrícia Araújo)

Será realizada em Imperatriz a campanha nacional de vacinação contra sarampo e influenza. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulga que a primeira etapa inicia nesta terça-feira, 5 de abril, e vai até o dia 2 de maio. Dia D de mobilização ocorre em 30 de abril.

Os primeiros grupos prioritários para influenza são os idosos e trabalhadores de saúde, já para sarampo são os trabalhadores de saúde.

A segunda etapa da vacinação ocorre entre os dias 3 de maio a 3 de junho. Para influenza será os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; crianças com comorbidades, população privada de liberdade, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, forças de segurança, trabalhadores de transporte, professores e povos indígenas. Já para sarampo, o público-alvo da segunda etapa são as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O objetivo da campanha de vacinação é imunizar um grande quantitativo de pessoas em um curto espaço de tempo, interrompendo a cadeia de transmissão. “Por isso, é necessário que os públicos prioritários compareçam no período determinado para receber a vacina, garantindo sua dose e evitando o ressurgimento do sarampo e a circulação do vírus da influenza. Nossas equipes estão treinadas e aptas a receber todos os grupos prioritários da campanha, então procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência”, explica o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Locais de vacinação

A imunização contra covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde. AS UBS de atendimento pediátrico são: Beira Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Camaçari, Centro Novo e Coquelândia (manhã).

Já as UBS de atendimento adulto contemplam: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira, Vila lobão, Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Coquelândia e Centro Novo (à tarde).

No que diz respeito a vacinação da influenza e sarampo, ela ocorre nas 39 Unidades Básicas de Saúde do município.

Saúde