Saúde

SERVIÇOS

CEMI Três Poderes realizou mais de 13 mil atendimentos nos primeiros meses de 2022

Com 26 especialidades, o Centro funciona de segunda a sexta-feira, período da manhã e tarde

Publicado em: 19/05/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

CEMI Três Poderes realizou mais de 13 mil atendimentos nos primeiros meses de 2022

Nos últimos meses, secretário Alcemir Costa anunciou a implantação de quatro novas especialidades. Entre elas, a cardiopediatria. (Foto: Paula de Társsia)

O Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes (CEMI) realizou mais de 13 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2022, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Otorrinolaringologista, ortopedia, urologia e cardiologia foram as áreas com maior número de atendimentos. A primeira registrou 1628 procedimentos, a segunda 1562, cardiologia 1138 e urologia 1043.

Com 26 especialidades, o CEMI funciona de segunda a sexta-feira, período da manhã e tarde. Também são feitas as consultas para os procedimentos cirúrgicos. Destaque para uma de alta complexidade: cirurgias de cabeça e pescoço as quais foram 96 atendimentos nos quatro primeiros meses do ano.

Os atendimentos do Centro são: angiologia, cardiologia, alergologia pediátrica, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, pediatria, clínico geral, otorrinolaringologista, ortopedia, dermatologia, hematologia, nefrologia, nefropediatria, cardiopediatria, endocrinologia, reumatologia, infectologia, peneumologia, proctologia, pequenas cirurgias procedimento, pequenas cirurgias, consultas e consulta cirurgia geral.

“Muitas dessas especialidades são bem difíceis de encontrar profissionais na região, mas nós temos feito esses atendimentos na nossa rede municipal, o que impactou diretamente no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pois havia necessidade de deslocamento para capital. Agora o tratamento é mais perto de casa, da família. São avanços e vamos avançar muito mais, pois nos últimos seis meses implantamos mais especialidades”, explicou o secretário de saúde, Alcemir Costa.

Foram implantadas recentemente: nefropediatria, cardiopediatria, infectologia e, em abril de 2022, a reumatologia. “Os dados indicam uma média de 3 mil atendimentos mensais realizados pelo CEMI, a gente fala média, porque, por exemplo, somente em abril foram mais 4 atendimentos no geral. Muitos destes, são demanda que tínhamos de TFD”, pontuou a coordenadora do CEMI, Thamisa Fialho.

Saúde