Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Outubro Rosa é aberta oficialmente nesta quarta-feira

Tema trabalhado em 2022 é “Um mês para lembrar, um ano para cuidar”

Publicado em: 05/10/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Campanha Outubro Rosa é aberta oficialmente nesta quarta-feira

Evento promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus). (Foto: Patrícia Araújo)

Foi realizada nesta quarta-feira, 05 de outubro, abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, no auditório da UFMA, Campus Centro. Evento é promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), com o tema "Um mês para lembrar, um ano para cuidar".

O secretário de saúde e vice-prefeito, Alcemir Costa; a primeira-dama e deputada estadual eleita, Janaina Ramos; a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco; o diretor do Hospital do Amor de Imperatriz, Aleksander Aureliano, além de outras autoridades e profissionais da área participaram da solenidade, que contou ainda com apresentação do Coral da Casa do Idoso Feliz, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“As ações de fortalecimento da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama são realizadas durante todo o ano em nossas Unidades Básicas de Saúde, pois acreditamos que a Atenção Básica é fundamental para melhorar a saúde da nossa população. Mas neste mês de outubro intensificamos as atividades nas praças, instituições de ensino, igrejas, empresas, shopping e outros”, explicou Alcemir Costa.

Secretário de Saúde e vice-prefeito, Alcemir Costa, durante o evento. Foto: Paula de Társsia

Presente na solenidade, Janaina Ramos falou sobre a importância de se investir em políticas públicas voltadas à saúde. “Na Assembleia Legislativa vamos buscar ações para fortalecer os serviços de saúde pública, principalmente da nossa região, pois isso reflete em Imperatriz e podemos desafogar a saúde da nossa cidade”.

Sobre a campanha Outubro Rosa, Janaina aproveitou para alertar e reforçar a importância da realização dos exames preventivos, para diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este câncer é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados do instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022.

Em 2022, são 66.280 casos novos estimados da doença no Brasil, que registrou em Imperatriz, até setembro, 76 casos confirmados e 106 aguardam resultados.

Outras ações:

07/10 - 9h: Bliz de Conscientização – Atenção Básica

16/10 – 6h30: Corrida Outubro Rosa (Calçadão)

21/10 - 8h: 5° edição do Café das Princesas com pacientes atendidas pelo Setor de Oncologia do Município

22/10 – 16h: 2° Pedal Solidário (CEMI Três Poderes)

Saúde