Saúde

PROTEÇÃO

Campanha Nacional de Vacinação ocorre em 39 UBS de Imperatriz

Mobilização segue até dia 9 de setembro com objetivo melhorar a cobertura vacinal contra a Poliomielite e Multivacinação

Publicado em: 15/08/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Campanha Nacional de Vacinação ocorre em 39 UBS de Imperatriz

Quatro UBS's funcionam em horário estendido, até às 19h, para quem não tem disponibilidade durante o dia. (Foto: Divulgação)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação ocorre em Imperatriz nas 39 Unidades Básicas de Saúde do Município. A mobilização segue até dia 9 de setembro e tem por objetivo melhorar a cobertura vacinal.  

Estão sendo aplicadas doses das 18 vacinas que compõem o Calendário de Vacinação da criança e do adolescente. Em Imperatriz, das 39 UBS’s disponíveis para imunização, quatro delas funcionam em horário estendido: Maria Aragão, Vila Lobão, Cafeteira e Milton Lopes.

“Todas as nossas unidades estão focadas em alcançarmos a cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde, que é igual ou maior a 95% para a vacina poliomielite, bem como reduzir o número de não vacinados. E para contemplar os pais que trabalham horário comercial, quatro unidades funcionam até às oito horas da noite, em regiões distintas da cidade”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Continua também a vacinação contra Covid-19 nas unidades básicas, o que não interfere no andamento da campanha nacional de vacinação. "O Ministério da Saúde orienta que a imunização da poliomielite, multivacinação e covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade", comenta a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Vacinas disponíveis

As vacinas que estão sendo disponibilizadas na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já para os adolescentes, as vacinas são: HPV, dT (dupla adulto), Febre-amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Crianças

O grupo-alvo da vacina de poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. O Ministério da Saúde orienta que os menores de um ano deverão ser vacinados de acordo com situação vacinal para esquema primário.

Enquanto as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido às três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Saúde