Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia dia 10 de fevereiro

Dia D de Mobilização nacional acontece em 15 de fevereiro

Publicado em: 07/02/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia dia 10 de fevereiro

​​​​​​​ Objetivo é alcançar pessoas que nunca tomaram a vacina ou estão com esquema incompleto. (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, prepara equipe de imunização para a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano, tríplice viral, que inicia dia 10/02 até 13/03, com dia D de mobilização nacional em 15 de fevereiro. O alvo são crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que não tomaram nenhuma dose ou apenas uma e que por algum motivo não estão com esquema vacinal completo.

O treinamento para os profissionais da saúde do município realizado durante essa semana, 3 a 7, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, foi direcionado aos técnicos de vacina, enfermeiros, gerentes da Unidade Básica de Saúde, UBS, técnicos de enfermagem e digitadores. Cerca de 43 equipes foram treinadas, nas abordagens foram trabalhadas o calendário de atualização vacinal, campanha de intensificação da atualização da vacina contra o sarampo (5 a 19 anos), sistema de informação para gerar metas ao município, introdução da segunda dose da vacina contra a febre amarela (reforço de 4 anos), programação para as UBS’s.

A responsável técnica pelo setor de imunização do município, Socorro Ribeiro, ressaltou que as equipes estão preparadas para receber a população. “Já realizamos treinamentos com os profissionais da saúde e a campanha de vacinação contra o sarampo, tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinação com a vacina tríplice viral, que atua contra a rubéola, caxumba e sarampo. As equipes estão organizadas com as devidas atribuições de triagem, vacinação e registro por meio do sistema de informação para identificar o sistema vacinal em atraso para o sarampo”. A técnica de imunização Rede de Frio, esclarece que, “gestantes e mulheres que desejam engravidar dois meses após a vacina, não poderão se vacinar”.

Desde outubro de 2019, o Governo Federal vem fazendo a campanha de atualização e intensificação contra o sarampo. A segunda etapa, com as vacinas dupla viral e tríplice viral, será realizada de 3 a 31/08, para pessoas de 30 aos 59 anos, com dia D de mobilização nacional em 22 de agosto. Para a imunização contra o sarampo, basta o usuário ir a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e apresentar a caderneta de vacinação, junto com o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS. Além da campanha contra o sarampo, usuários poderão atualizar o cartão com vacinas disponíveis nas unidades.

Saúde