Saúde

PROTEÇÃO

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia na zona rural neste sábado (03)

Ação segue até o dia 30 de setembro e tem por objetivo imunizar 37 mil cães e gatos no município

Publicado em: 02/09/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia na zona rural neste sábado (03)

O Município vacinou 33.080 animais em 2021. Neste ano, a meta são 23 mil cães e 14 mil gatos. (Foto: Patrícia Araújo)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), inicia sábado (03), a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural do Município. A campanha segue até o dia 30 de setembro na área, tanto urbana quanto rural, e tem por objetivo imunizar 37 mil cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade, contra a raiva.

A raiva é uma zoonose causada por vírus que acomete mamíferos, sendo cães, gatos, morcegos, raposa, cachorro-do-mato e saguis, as principais espécies atingidas pela doença. Ao humano, a raiva é transmitida por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordida, arranhão ou lambida.

Neste sábado, dia 3 de setembro, a vacinação ocorre nas comunidades da Estrada do Arroz: Olho D´Água, Coquelândia, São Félix e Petrolina, no período de 8h às 17h.  “Em São Félix a vacinação é na escola municipal, já nos demais povoados o ponto são as UBS’s das respectivas comunidades”,  explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Em Imperatriz, o  Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será 24 de setembro, em 40 pontos da cidade (Foto: Patrícia Araújo)

Alcemir reforçou ainda a expectativa do aumento do número de cães e gatos vacinados. “Aqui fica o nosso pedido para que os tutores levem seus animais e assim possamos superar o número de 2021. Lembrando que a raiva pode levar à morte do pet e vaciná-lo é um ato de amor e cuidados”, pontua.

Seguindo o cronograma de imunização, sábado dia 10 de setembro, a vacinação antirrábica ocorrerá nos povoados 1.700, Vila Conceição I e Vila Conceição II, de 8h às 17h. Já na zona urbana, o ponto de vacinação é o Centro de Zoonoses. Sendo que no dia 24 de setembro, será o Dia D, em que serão disponibilizados 40 pontos de atendimentos, entre UBS’s, praças e escolas de Imperatriz.

Em 2021, o Município de Imperatriz vacinou 33.080 animais. Neste ano, a meta são 23 mil cães e 14 mil gatos, totalizando 37 mil pets. “É preciso imunizar os animais para que possamos continuar sem registros de raiva na cidade. Ano passado, tivemos uma baixa, porque muita gente deixou de levar seus animais em decorrência da pandemia”, comenta.

Saúde