PREVENÇÃO
Blitz na Avenida Getúlio Vargas reforça "Outubro Rosa"
Campanha vem superando as expectativas com grande procura por exames e preventivos nas UBS.
Publicado em: 10/10/2019 por João Rodrigues
Após o início da campanha “Outubro Rosa”, aumentou em 60% a procura pelos exames preventivos e mamografias no Município de Imperatriz, sendo que apenas nos apenas nos três primeiros dias da campanha foram mais de 300 cotas utilizadas. A informação foi divulgada pela coordenação da campanha durante uma blitz, na Avenida Getúlio Vargas, Centro, na manhã desta quinta-feira(10), para a distribuição de material educativo e colagem de adesivos em veículos.
Ações de rua como esta reforçam o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa de Saúde da Mulher, PMSM, durante todo o ano e são estratégicas para chamar a atenção da população para buscar a prevenção.
“A campanha vem tendo boa aceitação e o diferencial deste ano é que as empresas privadas aderiram e a procura da população está sendo tanta que tivemos que aumentar as cotas de mamografias e exames preventivos”, comemorou a coordenadora da campanha, Thamisia Fialho.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cláudia Braga, uma das participantes da blitz, destacou que a “Outubro Rosa”, está cumprindo bem sua finalidade de alertar as mulheres. “O que percebemos é que a mulher do século XXI é uma mulher muita atarefada, cuida da casa, faz faculdade, trabalha e quando chega a campanha Outubro Rosa acaba despertando que, ainda, não fez o preventivo e precisa fazer”, avalia a liderança.
Dentre os motoristas e motociclistas abordados na blitz a receptividade, também, foi muito boa. O taxista José Moreira Lacerda disse que “toda publicidade é importante sobre saúde, isso é muito importante na vida da gente”.
“Em meio a tantas divulgações que são feitas algumas mulheres, ainda, não se previnem da forma correta, e isso é bom que reforça a importância da prevenção. Eu mesmo, com isso, vou me prevenir mais ainda”, disse a empresaria Rafaela Araújo Santos.
Histórico da campanha
O Instituto Nacional do Câncer, INCA, informa que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras (25%) dentre todos os tipos de cânceres que afetam as mulheres.
O INCA informou, também, que foram estimados para este ano no Brasil o acometimento de 59.700 casos novos de câncer de mama, média de 56 casos a cada 100 mil mulheres e o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, juntamente com o Ministério da Saúde, reforça os três pilares estratégicos no controle da doença que são a prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia.
Estudos divulgados pelo INCA revelam que cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis como a prática de atividade física e de alimentação saudável.