Saúde

PREVENÇÃO

Blitz educativa marca Dia de Combate à Tuberculose em Imperatriz

Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira no Calçadão

Publicado em: 24/03/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Blitz educativa marca Dia de Combate à Tuberculose em Imperatriz

Durante todo o mês de março, foram realizadas diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde do município para levar informações para a população (Foto: Aleilton Santos)

Para conscientizar a população, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, realizou na manhã desta sexta-feira (24), uma blitz educativa no Calçadão para alertar sobre os sinais e sintomas da tuberculose, bem como orientar a população sobre o tratamento.

O dia mundial de combate à doença foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causado da tuberculose, que aconteceu em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Durante a ação, os profissionais de saúde distribuíram panfletos informativos e orientaram a população sobre as dúvidas mais comuns relacionadas à tuberculose. Na ocasião, também foi realizada aferição de pressão e teste de glicemia.

“Esse dia é muito importante para que a população conheça mais sobre o nosso trabalho, saiba mais sobre a doença. A tuberculose é uma doença que ainda existe, muitas pessoas acham que não, por isso esse momento educativo para a população é muito necessário”, explicou a coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose, Menildes Paixão Ribeiro.

A coordenadora também explica que, em Imperatriz, 90 casos são acompanhados pelo programa e que a cidade está livre de um surto da doença, mas ainda assim, é importante que a população seja alertada sobre os perigos da tuberculose.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, destaca a importância dos pacientes seguirem o tratamento de forma correta. “Temos uma equipe de profissionais preparadas para atender cada paciente, que recebe o tratamento pelo SUS, que dura, no mínimo, 6 meses e deve ser realizado até o final, sem interrupções para que a pessoa fique totalmente curada”, explicou.

Durante todo o mês de março, foram realizadas diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde do município para levar informações para a população.

Sintomas

  • Tosse por 3 semanas ou mais;
  • Febre baixa;
  • Suor noturno;
  • Emagrecimento.

O diagnóstico é realizado por radiografia do tórax, exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia).

Saúde