Saúde

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇO

Base Descentralizada do SAMU passa a funcionar em plantão 24h

A iniciativa é resultado de solicitação da comunidade de Coquelândia

Publicado em: 03/09/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Base Descentralizada do SAMU passa a funcionar em plantão 24h

Além da ampliação do atendimento, a unidade de saúde do povoado recebeu 80 novas cadeiras para o auditório que ganha reforma e climatização. (Foto: Edmara Silva)

A primeira Base Descentralizada do SAMU Regional Imperatriz da zona rural, no Povoado Coquelândia, começou a funcionar em sistema de 24h. Desde segunda-feira, 2, a unidade, que atendia 12h por dia, passou a funcionar em regime de plantão. A iniciativa atende a uma solicitação que os moradores daquela região fizeram ao prefeito Assis Ramos.

O secretário municipal de saúde, Alair Firmiano e o diretor do SAMU Regional, Alexsandro Freitas, fizeram o anúncio da ampliação do atendimento durante visita ao povoado na segunda-feira, 02. Na mesma visita, o titular da SEMUS fez a entrega de 80 cadeiras plásticas que serão utilizadas no auditório da Unidade Básica de Saúde, UBS, do povoado que fica ao lado da Base do SAMU. 

“Entregamos 80 cadeiras, que era um anseio da população dessa região para montar o auditório que é antigo, mas nunca tinha funcionado por falta de cadeiras e o prefeito Assis Ramos determinou que nós equipássemos esse auditório que vai receber também reforma e climatização”, disse o secretário.

“Este é mais um avanço para a população de Coquelândia e toda a região que vai ter a garantia do atendimento e acesso ao SUS no período noturno, através do SAMU dando assistência aos casos de urgência e emergência desta região”, destacou o coordenador do serviço, Alexsandro Freitas.

Ele fez questão de destacar que em Coquelândia o SAMU funciona em sua primeira base em prédio próprio com uma Unidade de Suporte Básico de Vida, composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. O coordenador lembrou que antes o povoado contava apenas com um posto de saúde que funcionava apenas em horário comercial.

"Graças ao empenho da gestão municipal foi criada a base própria e descentralizada do SAMU que acaba de ampliar seu atendimento a partir de levantamentos feitos pelo serviço e olhando a necessidade da população de Coquelândia e dos povoados vizinhos", acrescentou Alexsandro.

 

Saúde