Saúde

EVENTO

Agentes de Saúde e de Endemias recebem certificados do EdpopSUS

Realizada desde 2018, capacitação já contemplou mais de 400 profissionais

Publicado em: 04/04/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Agentes de Saúde e de Endemias recebem certificados do EdpopSUS

Mais de 180 profissionais receberam certificados nesta edição do curso. (Foto: Aleilton Santos)

Nesta terça-feira (04), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou entrega dos certificados do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde/EdpopSUS. 

Encontro foi promovido no auditório da Faculdade Facimp Wyden, com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa; Melissa Muniz, assessora técnica Escola Saúde Pública; Vera Joana, da Fiocruz; Flávio Ricély, representando os Agentes de Endemias; Sormanne Branco, coordenadora da Atenção Básica; Janildes Gomes, coordenadora do NEPS; Manoel Alves Pereira, articulador do curso; Erly de Sousa, representando os educadores e Magdiel Evangelista, representando os Agentes Comunitários de Saúde. 

Esta é a terceira edição do curso que desde 2018 já contemplou mais de 400 profissionais, entre Agentes de Saúde e de Endemias. Capacitação abordou importantes temas, como: A construção da gestão participativa e a experiência como fio condutor do processo educativo; A educação popular no processo de trabalho em saúde; O direito à saúde e a promoção da equidade; Território, lugar de história e memória; Participação social e participação popular no processo de democratização do Estado e o território, o processo saúde-doença e as práticas de cuidado. 

Alcemir Costa falou da importância de se investir na capacitação profissional dos servidores. “Ofertar cursos como este é uma forma de valorização dos nossos profissionais e fomentar neles um atendimento cada vez melhor e mais humanizado para nossa população. É na Atenção Básica que temos a porta de entrada aos serviços de saúde pública e é através destes profissionais que nossa população é atendida. Aproveito para reforçar que a gestão do prefeito Assis Ramos tem se destacado por valorizar os servidores, com diversas capacitações e outras medidas. Prova disto é que em todos esses anos, não tivemos nenhuma greve”. 

Alcemir agradeceu ainda a todos os órgãos envolvidos nesta iniciativa, como: Ministério da Saúde, Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Secretaria de Estado da Saúde e Departamento de Educação em Saúde. 

Janildes Gomes, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), abordou a relevância do curso para os profissionais e para a comunidade. “Este é um curso muito importante para a saúde pública. É uma política implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aplicada pela Fiocruz. Esta iniciativa traz benefícios para as pessoas assistidas, e para os profissionais que estão na comunidade, conhecendo as necessidades do processo de saúde e doença. Além disso, é primordial aos profissionais essa formação permanente”. 

Mais de 180 profissionais receberam certificados nesta edição do curso.

Saúde