Saúde

CAPACITAÇÃO

Agentes comunitários concluem Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde

Para marcar encerramento do curso, os agentes realizarão uma mostra cultural na Beira Rio na próxima segunda-feira (30)

Publicado em: 27/05/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Agentes comunitários concluem Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde

Ao todo, 200 agentes participaram da capacitação que teve quatro meses de duração, divididos em oito eixos temáticos. (Foto: Maira Soares)

Nesta segunda-feira (30), agentes comunitários de Imperatriz realizam uma mostra cultural na Beira Rio, a qual marca o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Ao todo, 200 agentes participaram da capacitação que teve quatro meses de duração, divididos em oito eixos temáticos.

Contação de histórias, atividades teatrais, massagens, práticas de cuidados pessoais fazem parte da programação. “Os nossos agentes farão atividades relacionadas ao aprendizado no curso. Por exemplo, tema o processo saúde-doença, então o grupo apresentará chás medicinais, escalda pés e outros”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Manoel Alves.

O EdPopSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, com objetivo de promover a qualificação da prática educativa de profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS. Além disso, busca refletir criticamente o próprio trabalho em saúde a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

Em Imperatriz, 500 profissionais da saúde já participaram da formação que foi realizada em quatro etapas, uma parceria da Prefeitura, Núcleo de Educação, Permanente em Saúde e Universidade Federal do Maranhão. “Agora em 2022 concluímos a última etapa, priorizando os nossos agentes do último seletivo. É uma política nossa a capacitação dos nossos servidores e esta é mais uma ação nesse sentido, por meio de parcerias”, comentou o secretário de Saúde, Alcemir Costa,

A capacitação de Educação Popular em Saúde é composta pelos seguintes eixos temáticos: A construção da gestão participativa e a experiência como fio condutor do processo educativo; a educação popular no processo de trabalho em saúde; o direito à saúde e a promoção da equidade; Território, lugar de história e memória; participação social e participação popular no processo de democratização do Estado e território, o processo saúde-doença e as práticas de cuidado.

Saúde