Saúde

SAÚDE MENTAL

Ações da campanha Janeiro Branco continuam em Imperatriz

Objetivo é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em: 26/01/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Ações da campanha Janeiro Branco continuam em Imperatriz

Roda de conversa realizada com equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Luana Barros)

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promoveu diversas ações da campanha Janeiro Branco. O tema deste ano é “A vida pede equilíbrio” e eixo gerador “Matriciamento - integrando saúde mental e Atenção Primaria em cuidados colaborativos no município de Imperatriz - MA”.

Alcemir Costa, secretário municipal de Saúde, informou que “o objetivo principal da nossa campanha é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e promover ações que integram a Atenção Primária. Além disso, reforçamos que Imperatriz é único município em toda a região que oferta atendimento em saúde mental de forma ampla e com uma rede tão bem estruturada com CAPS para adultos e infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e as residências terapêuticas”.

O coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio, falou sobre algumas ações promovidas. “Durante a manhã desta quinta-feira foram realizadas palestras com equipe técnica da Semus, com profissionais e estudantes do Centro de Integração, Empresas e Escolas (CIEE), no presídio do Itamar Guará e no Restaurante Popular”.

Na manhã de sexta-feira (27), as palestras serão com equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), na Escola Municipal Constantino Barbosa e à tarde com profissionais dos hospitais municipais adulto e infantil (Socorrão e Socorrinho).

No próximo dia 30 será a reunião com a equipe multiprofissional do CEREST para alinhar apoio como motivadores do Projeto de Matriciamento em cuidados com a Saúde do Trabalhador e no dia 31 será a blitz no Calçadão.

Para atendimentos em saúde mental, os dispositivos da rede são: Centro de Atenção Psicossocial Infanto — Juvenil (Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, 163, esquina com Rua Carajás, Entrocamento), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e CAPS III Renascer (Rua Projetada B, Complexo de Saúde — Parque Anhanguera, em regime de funcionamento 24h), Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz (Rua Amazonas, 520 — Centro).

Saúde