CONFRATERNIZAÇÃO
Ação natalina marca encerramento do ano com pacientes do CAPS
Usuários, familiares e servidores confraternizaram em uma manhã recheada de programação
Publicado em: 16/12/2020 por Regilson Borges
Uma manhã diferente foi proporcionada aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, de Imperatriz. O clima natalino tomou conta de parte do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, nesta quarta-feira, 16, na confraternização do final de ano para os internos e seus familiares.
Cestas básicas e brindes foram doadas pelos parceiros do CAPS para que a festa acontecesse da melhor forma possível. Músicas de animação, louvor, palavras da coordenação do local e uma cantata animaram parte da programação.
Embora o ano de uma pandemia tenha afetado toda a população, os atendimentos da rede de saúde mental de Imperatriz não pararam. De acordo com a coordenação, mais de 20 mil pacientes passaram pelos profissionais do CAPS, sejam eles psicólogos, psiquiatras, psicoterapeuta, assistente social, ou os demais pessoas da equipe multiprofissional que o sistema de saúde mental dispõe.
“A confraternização de Natal é uma chance de mostrarmos a cada um de nossos pacientes que é possível, sim, retomar o controle da própria vida por meio do tratamento humanizado, além de chamar a atenção dos familiares para a importância do acolhimento dentro do ambiente familiar”, explica a coordenadora geral de saúde mental, Kátia Carvalho.
Ela também conta que, ocasiões como estas permitem que familiares e pacientes se unam mais, até mesmo para conhecer de perto como é feito o tratamento no local. “Essa aproximação entre usuários, familiares e equipe é fundamental para o fortalecimento dos vínculos e o sucesso do trabalho que desenvolvemos”, conclui.
O evento conta com apoio de parceiros, como Igreja Adventista - Espaço Novo Tempo, Unisulma, Potiguar, Centro de Compras GV, Lojas do Imperial Shopping, Mateus Supermercados, Banco de Alimentos, Eqtei, Hot Bel, Friobom, Pet Mania e ao Décio Carvalho, que doaram diversos produtos para realização da confraternização.
O CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial fazem parte da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, são ligados à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e oferecem tratamento médico, multiprofissional e espaço terapêutico para pessoas com grave sofrimento psíquico e suporte aos seus familiares, visando a redução dos sintomas e a prevenção de internações, além da promoção da reinserção social.