Saúde

OUTUBRO ROSA

Aberta campanha sobre câncer de mama em Imperatriz

Ao longo do mês uma programação intensa está executada pela Semus

Publicado em: 04/10/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Aberta campanha sobre câncer de mama em Imperatriz

Abertura ocorreu na Faculdade Facimp (Foto: Maria Almeida)

A abertura da campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa, ocorreu nesta segunda-feira (04), às 9h, na Faculdade Facimp. A Prefeitura de Imperatriz tem a finalidade chamar atenção para prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que ainda aflige e preocupa muitas mulheres. 

Muito comum em todo mundo, esta doença pode chegar a atingir mais de 60 mil mulheres nos próximos anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com a abertura da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça que, além das atividades para chamar atenção sobre os cuidados, a intensificação de atendimento do Ônibus Rosa pelos bairros da cidade já está sendo feita.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, destacou que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade, por essa doença entre as mulheres no país. Também enfatizou a importância de ações para o combate e prevenção desse câncer e de outras doenças que atingem as mulheres.

"Precisamos cuidar da saúde da mulher em todos os sentidos. E aqui no nosso município temos um programa específico para elas. Assim vamos cuidando da nossa saúde. A mulher é a coluna da sociedade, por anos sofreu por conta do modelo social do patriarcado, mas alcançaram seus direitos civis e ocupam os principais cargos sociais. Precisamos proporcionar a elas, também, acesso a todos os serviços de saúde com qualidade".

“A gente só intensifica as atividades e os exames, mas durante todo o ano realizamos os atendimentos. E isso é muito importante, porque por mais que as informações estejam ai, ainda existem mulheres que relutam e não fazem exames preventivos periodicamente. E o bom funcionamento da Atenção Básica evita a superlotação da alta complexidade, por isso nossas ações”, pontua a gestora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Ainda, de acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Ceyla Maria, esta é “uma luta de todos, pois quando uma mulher descobre um câncer, ela luta com a família, amigos, filhos e o Sistema de Saúde”, conta.

Confira o atendimento do Ônibus Rosa:

05 - UBS Osmarina Noleto - Conjunto VItória

06 - Casa do Idoso

06 - Equatorial

07 - Motoca

08 - Baile das Princesas - AABB

13 - Casa do Índio

14 - UBS da Vila Conceição

18 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

19 - UBS do Santa Rita

20 - Blitz e Mutirão de Beleza - Fiqueninho

21 - UBS da Cafeteira

26 - Feirão dos Móveis

27 - Hospital Municipal de Imperatriz

28 – Coquelândia 

Saúde