PREVENÇÃO
Aberta campanha Outubro Rosa 2024 em Imperatriz
Solenidade foi realizada no auditório da UFMA Centro
Publicado em: 01/10/2024 por Luana Barros
Nesta terça-feira (01), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa 2024. Com tema “Fique atenta aos sinais”, campanha tem foco no combate e prevenção ao câncer de mama. Solenidade foi realizada no auditório da UFMA Centro.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Maikerlley da Silva; o coordenador da Atenção Básica, Railton Lima; a enfermeira e representante do COREN/MA, Livia Bustamante; a diretora do Hospital Municipal de Imperatriz, Jucerlene Sena; a representante da Regional de Saúde, Benta Silva, e a deputada estadual Janaina Lima, participaram da solenidade.
Representando a secretária de Saúde, Doralina Marques, a diretora do HMI Jucerlene Sena explicou sobre os serviços ofertados às mulheres, em Imperatriz. “A Semus vai intensificar a oferta de ações não apenas na Divisão de Saúde da Mulher, no CEMI Três Poderes, mas com os atendimentos da Unidade Móvel Oncológica, que percorrerá diariamente, neste mês, os bairros e povoados com realização de consultas e exames. Fazemos isso por compreender que a prevenção e o diagnóstico precoce podem, sim, salvar vidas”.
A parlamentar Janaina Lima falou sobre a importância de ampliar os atendimentos e assistência às mulheres. “Durante toda a minha trajetória de trabalho, tenho defendido a bandeira das mulheres, com ações de assistência e de ampliação dos serviços de saúde. Por isso, em parceria com o Governo do Estado, iremos realizar nesta semana um mutirão de cirurgias para mulheres e, nesta primeira etapa, serão realizados os procedimentos de laqueadura e histerectomia”.
Janaina também abordou em sua fala a necessidade das mulheres procurarem equilibrar a saúde e a rotina com qualidade de vida, buscando alimentação balanceada e prática de atividade física, como forma de prevenir não apenas as diversas formas de câncer, mas outras doenças.
Abertura da campanha contou ainda com palestra sobre câncer de mama, do médico Pedro Mário Lemos da Silva, que atua como ginecologista há 42 anos.
Dados:
O câncer de mama é o mais frequente entre mulheres no Brasil. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se o surgimento de 73.610 novos casos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). De janeiro até setembro deste ano, a Unidade Móvel Oncológica de Imperatriz já diagnosticou 55 novos casos de câncer de mama.