Saúde

DESTAQUE

1ª Mostra de Experiências Exitosas apresenta ações da Atenção Primária à Saúde

Imperatriz é uma das 4 cidades do Maranhão que mais tem efetividade nos cuidados primários

Publicado em: 12/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

1ª Mostra de Experiências Exitosas apresenta ações da Atenção Primária à Saúde

Durante o evento foram apresentadas as experiências de êxito vivenciadas pelos profissionais da Atenção Primária na saúde do município (Foto: Patrícia Araújo)

Foi realizada nesta quarta-feira (12), a 1ª Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde de Imperatriz. Evento reuniu coordenadores da saúde, profissionais, acadêmicos e imprensa para apresentar as experiências de êxito vivenciadas pelos profissionais da Atenção Primária na saúde do município. O encontro ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão, Campus Centro.

Na ocasião foram apresentadas as vivências dos Programas da Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Consultório na Rua, Saúde na Escola, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Bucal e Equipe Multiprofissional.

“Mesmo com as dificuldades, segundo o Ministério da Saúde, Imperatriz é uma das 4 cidades do Maranhão acima de 100 mil habitantes, que mais tem efetividade na Atenção Primária. E fora a capital, somos o único município que tem o programa Consultório da Rua, além de sermos pioneiros em ter um pediatra na Atenção Primária. Temos em Imperatriz, todos os programas do Governo Federal habilitados que proporcionam mais saúde para nossa população”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Durante o evento foram premiados os coordenadores que mais se destacaram. Em Primeiro lugar ficou a Terapeuta Ocupacional, Pamylla Fortes Tanikawa Lima, da equipe multiprofissional do distrito Nova Imperatriz; segundo lugar ficou com o Odontólogo, Roberto Bitar Filho, coordenador do programa de Saúde Bucal; e em terceiro a Enfermeira, Ariana Ferreira Cavalcante, coordenadora do programa Saúde da Criança e do Adolescente.

A coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco, agradeceu a participação dos profissionais e acadêmicos durante sua fala no evento. Destacou, também, que uma Atenção Básica eficaz é muito importante para um município se desenvolver no âmbito da saúde. Além disso, esse tipo de evento é uma oportunidade para que os profissionais e gestores possam promover debates das experiências exitosas, que devem contribuir para melhorias dos programas de saúde do município.

Saúde