Saúde

PREVENÇÃO

05 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos

Por conta da Covid-19, data ganha mais atenção e reforça cuidados diários

Publicado em: 05/05/2020 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

05 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos

Lavar as mãos é uma prática fundamental para a manutenção da saúde (Foto: Islene Lima)

Desde 2007, a Organização Mundial da Saúde, OMS, instituiu 05 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em todo mundo, a data é marcada por ações voltadas para a conscientização sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde e, devido à pandemia do novo coronavírus, o tema nunca esteve tão atual e necessário. 

O médico Ricardo Morais, explica que a ação de lavar as mãos deve ser ensinada desde criança, para que a rotina vire hábito como algo normal, não forçado. "Infelizmente a maioria das pessoas não tinha esse controle de higienizar as mãos, porém devido à pandemia, percebe-se a mudança e educação referente ao tema. É sempre bom relembrar que alguns hábitos de higiene devem ser realizados independente do coronavírus ou não, até porque é justamente a prevenção e cuidado que imuniza nosso corpo de algumas doenças". 

A enfermeira Viviane Brandão explica que a higiene das mãos reduz a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais de prevenção, promovendo a segurança de pacientes, profissionais, usuários de serviços de saúde, e de vírus como a Covid-19. 

"Parece até que estamos sendo repetitivos, mas a higienização é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. Temos que ter consciência que cada um deve fazer sua parte, e seguir as instruções tanto da OMS, como dos profissionais da saúde, para que possamos fazer o correto mesmo quando a pandemia estiver teoricamente menos alarmante", afirma. 

A enfermeira ressalta ainda que a preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene em todos os processos de cuidados, tais como a inserção de dispositivos invasivos, manipulação de ferida cirúrgicas, entre outros. 

Vale lembrar que em Imperatriz, já são mais de 240 casos confirmados pelo novo coronavírus, com 14 óbitos, ou seja, reforçar medidas protetivas como a higienização das mãos se tornou algo essencial para o bem geral de todos, independente de ser com sabão ou álcool gel.

Passo a passo de como lavar as mãos 

Molhe as mão com água corrente;

Ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;

Esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;

Siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;

Enxague as mãos e braços em água corrente;

seque com papel toalha.

 

Saúde