Saúde do trabalhador

SERVIÇOS

Equipe multiprofissional do CEREST de Imperatriz atende trabalhadores de 16 municípios

Órgão gerenciado pela Prefeitura, conta com assistente social, médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e outros profissionais

Publicado em: 08/06/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Equipe multiprofissional do CEREST de Imperatriz atende trabalhadores de 16 municípios

Atendimento aos trabalhadores do setor privado, público, da cidade ou do campo, formais ou informais. (Foto: Edmara Silva)

Imperatriz conta com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), gerenciado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vinculado à Regional e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Suas ações são direcionadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como área de abrangência os 16 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Imperatriz.

“No CEREST temos uma equipe técnica multiprofissional com assistente social, enfermeiro do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico, médico do trabalho, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico em segurança do trabalho e equipe administrativa. Estes profissionais atuam na área de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores. Saúde esta que também faz parte da política de valorização da gestão Assis Ramos", explicou o secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa.

As principais atribuições do CEREST envolvem o acompanhamento especializado de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou portadores de doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho. Também realiza atividades educativas e preventivas, vigilância de ambientes de trabalho, com identificação dos riscos à saúde dos trabalhadores.

O CEREST ainda assessora o planejamento de ações de saúde do trabalhador junto aos municípios da área de abrangência, atua como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de atividades e experiências de vigilância, de caráter sanitário e de base epidemiológica, dar apoio matricial para o desenvolvimento das atividades na atenção primária, nos serviços especializados e de urgência e emergência.

Elizania da Silva Bandeira, coordenadora do CEREST Imperatriz, explica que os atendimentos são voltados a toda e qualquer classe de trabalhadores, sejam elas privadas ou públicas, da cidade ou do campo, formais ou informais, autônomos, aposentados ou até mesmo desempregados, desde que esteja acometido por doenças e/ou agravos relacionados à atividade laboral. “Para participar dos serviços, o trabalhador é avaliado pela equipe multiprofissional qualificada para constatar a relação da doença e/ou agravo com o trabalho, se for constatado a não relação com o trabalho é encaminhado a outros serviços da Rede SUS”, acrescenta.

Documentos necessários para o atendimento: RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de Endereço, Carteira de Trabalho (se possuir). Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Endereço: Rua Maranhão nº 826, Mercadinho, Imperatriz (MA). Email: cerest.imperatriz.ma@gmail.com. 

Saúde do trabalhador