PMGIRS
Entregue versão final do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Trâmites para composição do documento começaram ano passado
Publicado em: 18/05/2018 por Sara Batalha
Empresa licitada para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, (PMGIRS), Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, entregou a versão final do documento para a Prefeitura de Imperatriz, no último dia 11. Documento será encaminhado à Câmara de Vereadores, na próxima semana, para votação e ao ser aprovado pelo Legislativo Municipal, colocado em prática para melhorar os serviços públicos relacionados ao lixo.
“Com a aprovação na Câmara, será criada a Política Municipal de Resíduos Sólidos, cabendo ao Município implantar as ações e programas estabelecidos, cumprindo metas e prazos aprovados. Será um grande desafio, que tende a beneficiar toda a comunidade de Imperatriz”, explica Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Projeto ainda será submetido à Caixa Econômica Federal, para aprovação da licitação de execução com recursos da União, que irá atender a recuperação do lixão e a construção do Aterro Sanitário de Imperatriz. “A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue firme na luta e na condução de grandes projetos que irão mudar a realidade do nosso município”, ressalta Allison Daniel, engenheiro ambiental da Semmarh.
Entenda
Durante o processo de elaboração do PMGIRS, foi realizado diagnóstico detalhado a respeito do gerenciamento de resíduos sólidos no município, desde a forma de seu acondicionamento, transporte, até a destinação final desses materiais e da limpeza pública, incluindo os serviços de varrição, corte e poda de árvores.
Com base no diagnóstico, foram propostas ações, programas e metas para melhorias dos serviços relacionados ao lixo, o que tornará o sistema mais eficiente e atingirá uma maior quantidade possível de habitantes.
A elaboração do plano contou com a participação da comunidade por meio de seis Oficinas Comunitárias, realizadas em diferentes pontos da cidade, para debater e ouvir a população sobre o assunto. Documento teve a contribuição de mais 300 pessoas em audiência pública geral para ser aprovado inicialmente, debateu as deficiências, potencialidades e sugestões para a melhoria dos serviços relacionados ao lixo, priorizando a coleta seletiva, a reciclagem e a atuação dos catadores que vivem da comercialização desse material.
(Com colaboração de Rafael Pestana)