Preservação

Meio Ambiente

Projeto "Água é Vida" teve início nesta segunda-feira

Cerca de 500 mudas serão distribuídas durante a programação

Publicado em: 20/03/2017 por William Castro

Secretaria do Meio Ambiente

Projeto "Água é Vida" teve início nesta segunda-feira

Projeto "Água é Vida" teve início nesta segunda-feira nextpreviousclose (Foto: Dávila Henrique)

Para conscientizar, mobilizar e sensibilizar a população imperatrizense sobre a preservação das nascentes, riachos e do próprio Rio Tocantins, começou hoje (20) e segue até quinta, o projeto “Água é Vida”, alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Na Secretaria de Política para a Mulher (SMPC), foram pontuadas as ações que serão desenvolvidas no evento e apresentados os problemas ambientais que a cidade enfrenta.

O vice-prefeito, Alex Rocha, participou da abertura e destacou que há algumas décadas os riachos de Imperatriz eram preservados e considerados próprios para o banho. Durante reunião, por meio da Embrapa, ele fez a solicitação de 300 mil mudas ao ministro Sarney Filho, para doação à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).

De acordo com a secretária da pasta, Rosa Arruda, o projeto tem várias parcerias institucionais e conta com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com o auxílio de técnicos ambientais, engenheiros e os demais integrantes. Além disso, “o apoio da UEMA foi importante, pois eles já desenvolviam um trabalho voltado para a preservação das nascentes do rio”, explicou.

Para o engenheiro florestal do NEA, Jorge Arthur, “o projeto é de grande importância, pois visa a recuperação e a revitalização das nascentes. A gente sabe que a nossa captação de água é do rio Tocantins, e quanto mais ações de impacto realizarmos, mais serão os reflexos positivos”.

De acordo com o engenheiro, serão doadas à população imperatrizense, aproximadamente 500 mudas, além da entrega de sacolas de câmbio (próprias para carro), entrega de panfletos educativos e realização de diversas atividades.

Preservação