Preservação

PARTICIPAÇÃO

Imperatriz é incluída em publicação oficial do Ministério do Meio Ambiente

Município também esteve presente no lançamento das parcerias do projeto ANDUS

Publicado em: 14/12/2018 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz é incluída em publicação oficial do Ministério do Meio Ambiente

Rosa Arruda, acompanhada por representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades (Foto: Assessoria)

Por ter sido a primeira cidade do Brasil a receber, em março de 2018, o Curso de Zoneamento Ambiental Municipal, ZAM, o município de Imperatriz foi incluído na publicação oficial do Ministério do Meio Ambiente, MMA, que fala sobre o programa.

Lançamento foi realizado na quinta-feira, 13, no auditório do Ministério das Cidades, Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Brasília, Distrito Federal. A Prefeitura de Imperatriz foi representada pela secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda Coelho, e o assessor de projetos especiais da pasta, Allison Daniel Fernandes.

“É de grande importância a interação do meio ambiente com o desenvolvimento urbano do município. Esta capacitação, ocorrida no primeiro semestre do ano em Imperatriz, e agora publicada nacionalmente, possibilitou uma nova visão sobre a importância do desenvolvimento de agendas ambientais integradas com o desenvolvimento da cidade”, destacou Rosa Arruda.

Na oportunidade, dois municípios tiveram momento de exposições, Londrina, PR, e Imperatriz, MA. O município maranhense apresentou ações desenvolvidas após a capacitação do Zoneamento Ambiental Municipal, principalmente no que diz respeito aos trabalhos de fiscalização e licenciamento ambiental desempenhadas pela Semmarh, expondo na prática melhorias nos processos que foram favorecidas pelo curso. No ato, foram citados os exemplos de áreas identificadas com potencial ambiental relevante para o município.

 “A partir desta visão sustentável de desenvolvimento urbano, é possível que Imperatriz consiga interagir entre o meio ambiente e as atividades desempenhadas no município, onde o objetivo principal é planejar o futuro com responsabilidade ambiental, crescendo a economia sem degradar os recursos naturais”, explicou Allison Daniel

Imperatriz também esteve presente na solenidade de lançamento das parcerias do projeto de Apoio a Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano e Sustentável no Brasil, ANDUS. O projeto é desenvolvido pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental e Ministério Federal de Meio Ambiente da Alemanha, GIZ, aplicado em municípios selecionados para implantarem agendas ambientais integradas nos processos de urbanização no país.

Preservação