PREVENÇÃO
Cuidados com o lixo devem ser redobrados no período chuvoso
Um exemplo prático é manter os resíduos em local seco e não descartar a céu aberto
Publicado em: 16/10/2017 por Sara Batalha
O período chuvoso ainda não se intensificou, mas os cuidados com os resíduos e manutenção da limpeza de terrenos não podem ser esquecidos para evitar o acúmulo de água parada, que atrai o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Acondicionar corretamente o lixo também evita o entupimento de galerias e consequente alagamentos. Portanto, é necessário redobrar os cuidados, ao descartar os resíduos no período chuvoso, como por exemplo, reforçar e amarrar bem os sacos plásticos.
O lixo acumulado é a principal causa de alagamentos no período de chuvas. Com relação ao acondicionamento correto de resíduos, dada a época de chuvas que se inicia, a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda alerta que “devem ser tomados os cuidados com relação à exposição de resíduos ao ambiente, evitando deixá-los a céu aberto e em locais inadequados. Devem ser sempre acondicionados em coletores fechados e fixos, em local seco, evitando o carregamento dos resíduos pela ação da chuva e o entupimento de calhas e bueiros, que podem causar grandes transtornos”.
A secretária lembra ainda que é importante evitar qualquer acúmulo de água parada em recipientes que podem ser potenciais focos do mosquito aedes aegypti, tais como garrafas de vidro, pneus, sucatas,dentre outros que, de acordo com ela, devem ser sempre mantidos em local seco e sem contato com o meio ambiente. E sobre os cuidados com terrenos, ela enfatiza que deve ser feito o controle de vegetação com roço e capina, permitindo o escoamento da água. “Nesse sentido também, os proprietários deverão realizar o controle visando evitar o lançamento de resíduos sólidos no local”, observou a secretária.
Para mais esclarecimentos, reclamações ou denúncias, interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria por meio do número de whatsapp (99) 99100-7184, ou pelo site www.imperatriz.ma.gov.br na aba “Ouvidoria – Registre sua Demanda e Encaminhe para o Setor Responsável”. Caso prefira, o cidadão também pode se dirigir diretamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, situada à Rua Rafael de Almeida, 600, Bacuri.