Preservação

INICIATIVA

Pontos de Coleta Seletiva facilitam recolhimento de materiais

Serviço é oferecido pela Prefeitura em parceria com empresas, órgãos e condomínios fechados

Publicado em: 02/08/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Pontos de Coleta Seletiva facilitam recolhimento de materiais

Qualquer empresa pode participar, basta ir à Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz realiza, há um mês, a coleta seletiva de materiais recicláveis em órgãos, condomínios fechados, empresas privadas e a destinação à Associação de Catadores. Iniciativa é executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, Nea, e conta, entre os parceiros, com o Programa Sest Senat.

Uma das diretoras do Nea, Bárbara Soares, explica como é realizado o processo de coleta seletiva. “Primeiramente, para nós reduzirmos a quantidade de resíduos que é destinada ao lixão, começamos a realizar parcerias com empresas, instituições de ensino, condomínios e outros, para que eles separassem os resíduos recicláveis, e a Semmarh disponibiliza o caminhão para recolher esse material”, detalha.

Ela lembra ainda que são realizadas visitas nos locais para checar se há o interesse por parte dos órgãos, em participar dos treinamentos e fazer a separação dos resíduos. Se a resposta for positiva, a Secretaria disponibiliza a coleta, que é semanal, e destina todo o material separado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari. Qualquer instituição que quiser implantar a iniciativa, basta procurar o serviço na Secretaria de Meio Ambiente.

Mylma Adna Rocha é coordenadora administrativa financeira do Sest Senat Imperatriz e enfatiza a satisfação em participar das ações. “A questão socioambiental já está na nossa missão e valores, e com essa parceria com a Prefeitura só veio a somar, porque a gente já havia procurado outros órgãos e empresas, mas logisticamente ficava inviável. E com a Prefeitura deu muito certo na conscientização da responsabilidade socioambiental”, pontuou.

Pontos de entrega voluntária e empresas

Caso haja interesse, qualquer pessoa pode levar seus resíduos separados aos Pontos de Entrega Voluntária, Pev’s, para que a prefeitura recolha e destine à associação. A lista das empresas parceiras e Pev’s e endereços segue no link www.imperatriz.ma.gov.br/pdf/pontos-entrega-voluntaria/. A empresa, instituição, prédio, condomínio, órgão e outros interessados, devem procurar a Semmarh, que fica localizada à Rua Rafael de Almeida, 600, próxima ao Mix Mateus Bacuri, Bacuri. Vale lembrar que a coleta seletiva já é realizada desde o ano passado, com a contratação da empresa Sellix, e foi ampliada de um, para dois caminhões

Preservação