ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura reúne famílias venezuelanas para tratar do apoio em Imperatriz
Encontro reuniu secretarias municipais e órgãos da rede de proteção para tratar de demandas sociais e educacionais
Publicado em: 06/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Cinco famílias venezuelanas participaram de reunião no CRAS Santa Lúcia (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz realizou, nesta sexta-feira (06), uma reunião com famílias venezuelanas no CRAS Santa Lúcia. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de tratar de demandas sociais, educacionais, de saúde e de inserção no mercado de trabalho. A ação contou ainda com a participação da Defensoria Pública, Vara da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar.
A diretora da Proteção Social Especial da Sedes, Francilene Bahia, explicou que a reunião teve como caráter a escuta e encaminhamentos. “Reunimos cinco famílias venezuelanas no intuito de ouvi-las e tentar, de alguma forma, sanar as necessidades que eles estavam buscando, mas sem deixar de passar para eles sobre os deveres também”.
Durante o encontro, as famílias receberam cestas básicas e tiveram a situação cadastral verificada no Programa Bolsa Família, no qual todas já são beneficiárias. Também foram realizados cadastros no CRAS para possível inserção no Aluguel Social, além da inclusão no Banco de Alimentos e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite).
O secretário da Sedec, Esmerahdson Pinto, destacou que a reunião possibilitou a orientação a respeito do mercado de trabalho. “Eles foram em busca de direitos e deveres, e nos reunimos para dar encaminhamento a várias ações. No caso da Sedec, por exemplo, realizamos o serviço de intermediação de mão de obra, com o recebimento de currículos, o cadastramento das famílias e a busca por oportunidades de emprego, para que possam se firmar no mercado de trabalho”.
O cadastramento das famílias foi realizado através Sine Municipal, e os encaminhamentos para o mercado de trabalho vão acontecer de forma gradual.
Na área da saúde, a Semus realizou os encaminhamentos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para exames especializados, conforme a necessidade de cada caso. “Em Imperatriz, a saúde é um direito de todos. Por meio da nossa rede de Atenção Primária nas UBS, acolhemos e acompanhamos as famílias venezuelanas com o mesmo carinho e assistência integral dedicada a cada morador da nossa cidade. Nosso compromisso é cuidar de pessoas, garantindo dignidade e assistência médica, enfermagem, vacinação e outros, para todos”, afirmou o secretário da Semus, Flamarion Amaral.
Esmerahdson Pinto também ressaltou a importância do encaminhamento das crianças para a rede municipal de ensino. “O ensino e o aprendizado precisam ter continuidade, assim como o acesso a todo atendimento que a rede do SUS disponibiliza no município. Esse foi um primeiro encontro para dar seguimento às ações de cada Secretaria”, concluiu.




