Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Palestra retrata a relação entre o consumo de álcool e drogas na ocorrência de violência doméstica

Ação foi realizada no CRAS Bacuri e teve como público-alvo as famílias acompanhadas no Programa de Atenção Integral à Família

Publicado em: 28/06/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Palestra retrata a relação entre o consumo de álcool e drogas na ocorrência de violência doméstica

Uso de substâncias psicoativas não é a causa direta da violência doméstica. (Foto: Maira Soares)

Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), promoveu palestra educativa para famílias atendidas no CRAS Bacuri, abordando o tema da conscientização e prevenção do uso de drogas. Ação teve como objetivo discutir a relação entre o consumo de álcool, outras drogas e a ocorrência de violência doméstica.

A palestra intitulada “Impacto das substâncias psicoativas na dinâmica da violência doméstica”, teve como público-alvo as famílias acompanhadas no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) no CRAS e como palestrante a assistente social, Andersonia Macedo, que é coordenadora do CRAM.  Ela relata que um dos objetivos da ação “é trabalhar a temática abordada, com o intuito de prevenir, combater e destacar a importância da prevenção do uso abusivo dessas substâncias para reduzir a violência doméstica”.

A coordenadora ressaltou que o uso de substâncias psicoativas não é a causa direta da violência doméstica, já que existem diversos fatores individuais, relacionais e sociais que contribuem para esse tipo de violência. No entanto, o uso de drogas pode ser um fator de risco significativo, aumentando a probabilidade de comportamentos violentos.

“É essencial conscientizar sobre o impacto que as drogas têm no aumento da violência doméstica. Além disso, é fundamental destacar que nem sempre o agressor recorre a substâncias psicoativas, e que o consumo dessas substâncias não justifica nenhum ato violento”, explicou Andersonia.

A Prefeitura disponibiliza uma rede de apoio e enfrentamento à violência contra a mulher, oferecidos pelo CRAM, localizado na Rua Godofredo Viana,  484, Centro. Para entrar em contato, é possível utilizar o número de WhatsApp (99) 99193-1717. Além disso, a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento sigiloso e temporário às mulheres em situação de risco de morte devido à violência doméstica.

Políticas públicas para a mulher